Cerca de 8 mil pessoas foram sensibilizadas sobre a importância do trânsito seguro, em dois meses de campanha de conscientização promovida pelo Porto do Açu, nos acessos e no entorno do empreendimento. Neste período de verão, em que o tráfego aumenta nas estradas da região, a preocupação das empresas que atuam no Porto foi chamar a atenção da população para a necessidade de um comportamento mais seguro e responsável no trânsito.
A campanha “Respeitar o trânsito é proteger a vida” contou com diferentes ações, dentro e fora do Porto, como blitzen educativas, palestras para colaboradores e alunos da rede pública de ensino e divulgação de mensagens de educação no trânsito ao longo das vias do entorno do empreendimento. A campanha atingiu 5.700 colaboradores de diferentes empresas, mais de 120 estudantes e cerca de 2 mil motoristas.
“O resultado que alcançamos mostra o potencial que temos quando unimos os esforços das empresas instaladas no Porto, do poder público e demais órgãos ligados ao trânsito, além da própria comunidade. O compromisso com a segurança e com a vida é de cada um de nós. Embora tenhamos intensificado a campanha durante o verão, o alerta para as boas práticas nas estradas deve ser constante e trataremos do tema ao longo de todo o ano”, afirmou o diretor de Administração Portuária da Porto do Açu Operações, Vinícius Patel.
Para ilustrar a campanha, foram distribuídas cerca de 5 mil ventarolas, 10 mil cartilhas e 20 mil flyers com mensagens educativas e dados sobre o trânsito. Placas educativas e outdoors ao longo das estradas também abordaram a relação direta entre o descuido no trânsito e suas graves consequências. Entre as principais infrações registradas nas vias que cortam a região estão o desrespeito ao limite de velocidade e a ultrapassagem forçada.
A campanha da Porto do Açu Operações contou com a participação de outras empresas instaladas no Açu, como a Gás Natural Açu (GNA), Ferroport, Açu Petróleo, Dome, BP Prumo, BPort, TechnipFMC, NOV, Andrade Gutierrez, Acciona Worleyparsons, Sunset e RM Serviços Médicos. A iniciativa também teve o apoio das prefeituras de São João da Barra e Campos dos Goytacazes, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), SEST Senat e Cooperativa de Transporte e Logística de São João da Barra (Cooperlog SJB).