Imprensa

COMITÊ DE AÇÕES HUMANITÁRIAS DO PORTO DO AÇU ADERE AO MOVIMENTO UNIDOS PELA VACINA E ANUNCIA NOVO PACOTE DE INICIATIVAS

O Porto do Açu aderiu ao Unidos Pela Vacina para apoiar a vacinação no Norte Fluminense. As prefeituras de Campos e São João da Barra receberam nesta quinta-fera (13/05) insumos e apoio para a logística que levará as vacinas a áreas de difícil acesso, beneficiando pessoas com dificuldade de locomoção.…

10 de maio de 2021

O Porto do Açu aderiu ao Unidos Pela Vacina para apoiar a vacinação no Norte Fluminense. As prefeituras de Campos e São João da Barra receberam nesta quinta-fera (13/05) insumos e apoio para a logística que levará as vacinas a áreas de difícil acesso, beneficiando pessoas com dificuldade de locomoção. Entre as doações estão também caixas e bolsas térmicas, curativos, gelo reutilizável, freezer e gerador.

A ação foi viabilizada pelo Comitê de Ações Humanitárias e demonstra que o Porto do Açu segue empenhado em mitigar os efeitos socioeconômicos do coronavírus na região. Criado há um ano, o Comitê é composto pelas empresas Porto do Açu Operações, Vast Infraestrutura, Ferroport e GNA (Gás Natural Açu) e anunciará um novo pacote de iniciativas para apoiar a população diante do agravamento da pandemia no país. Somente em 2020, foram aportados R$ 4,3 milhões por estas empresas nestas ações.

“Estamos comprometidos em contribuir para solucionar gargalos para garantir que as vacinas cheguem a todos no menor prazo possível”, anuncia Eduardo Kantz, diretor de Sustentabilidade do Grupo Prumo e líder do Comitê.

Nesta segunda onda, o Comitê confirmou mais doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia de São João da Barra: luvas, máscaras, aventais, protetor solar e álcool 70, além de cateteres para atendimento dos pacientes.

Outra frente aberta este ano é a doação de alimentos por meio do AbrAçu, grupo de voluntariado formado por trabalhadores das empresas instaladas no Porto do Açu. Com esta iniciativa, os colaboradores também poderão participar das ações com a doação de cestas básicas ou através de financiamento coletivo. Em paralelo, o Comitê dará continuidade à compra de frutas e verduras junto aos produtores locais e que serão doadas a instituições beneficentes da região, gerando renda em uma ponta e segurança alimentar em outra.

Reconhecido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais) em 2020 pelas ações de solidariedade durante a pandemia no estado do Rio de Janeiro, o Porto do Açu investiu em quatro pilares fundamentais de combate à pandemia: disseminação de informações educativas sobre prevenção; contribuição para pesquisa clínica e monitoramento epidemiológico; apoio aos profissionais de saúdee recuperação de equipamentos essenciais; e ações voltadas especialmente para a população vulnerável.

O Comitê também firmou importantes parcerias, contribuindo com o programa Ciência IDOR, do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, e com o matchfunding (financiamento coletivo) Salvando Vidas, do BNDES.