Eduardo Parente é o novo Presidente da Prumo - Porto do Açu

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Eduardo Parente é o novo Presidente da Prumo

A Prumo informou hoje (23) ao mercado que Eduardo Parente é o novo presidente da companhia.

A Prumo
informou hoje (23) ao mercado que Eduardo Parente é o novo presidente da
companhia. O executivo, que assume o cargo em fevereiro, substitui Eugênio
Figueiredo, que acumulava interinamente o cargo de presidente. Eugênio continua
como diretor financeiro e de relações com investidores da empresa.

“A
entrada de Eduardo Parente marca o inicio de uma nova fase da Companhia, com
mais disciplina, planejamento e pragmatismo, além de concluir o processo de
mudança de controle para o Grupo EIG. A sua experiência em gestão e logística
irá contribuir para a Prumo se transformar em referência em logística no Brasil
com a entrada em operação do Porto do Açu”, disse Figueiredo.

Antes de
atuar na Prumo, Eduardo Parente foi presidente da MRS por mais de 4 anos, além
de ter atuado também como presidente do Conselho de Administração da ANTF
(Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários) de 2011 a 2013.
Anteriormente, o executivo foi sócio, por 9 anos, da McKinsey & Company,
onde atuou em diversos países, principalmente nas indústrias de
mineração, bens duráveis e transportes. Anteriormente, trabalhou na área
de marketing da empresa de Navegação Aliança S/A.

Eduardo
Parente é engenheiro de produção, formado pela UFRJ (Universidade Federal
do Rio de Janeiro), com MBA pela Stern School of Business da Universidade de
Nova York.

Controle

A Prumo é
controlada pelo Grupo EIG, que assumiu o controle da companhia por meio da
participação em operação de aumento de capital privado, no valor de R$ 1,3
bilhão. Atualmente, o Grupo EIG detém 53% do capital da companhia. Eike
Batista, continua um acionista relevante, com aproximadamente 21%.

O Grupo
EIG é um fundo de infraestrutura que já investiu, em seus 31 anos de história,
cerca de US$ 15 bilhões no setor através de mais de 280 projetos ou companhias,
em mais de 33 países em 6 continentes.

Porto do
Açu

Com 17 km
de píeres, que poderão receber até 47 embarcações, o Porto do Açu está em
construção em São João da Barra, no norte fluminense. Com área de 90 km², o
empreendimento, que já recebeu investimentos de R$ 4,7 bilhões, é formado pelo
Terminal 1 (T1 – offshore) e pelo Terminal 2 (T2 – onshore).

O T1 será
composto por uma ponte de acesso com 3 quilômetros de extensão, píer de
rebocadores, 9 píeres para movimentação de minério de ferro e petróleo, canal
de acesso e bacia de evolução. Destes, a ponte, 2 píeres para minério de ferro,
o píer de rebocadores, o canal de acesso e a bacia de evolução já estão
concluídos. O 1º embarque de minério no Porto do Açu está previsto para o
segundo semestre deste ano.

O T2 está
sendo instalado no entorno de um canal para navegação, que contará com 6,5 km
de extensão e 300 metros de largura. No local estão em andamento às obras para
construção do canal de acesso, bacia de evolução, construção dos blocos de
concreto que serão utilizados no quebra-mar e a implantação da linha de
transmissão. Com mais de 13 quilômetros de cais, o T2 irá movimentar ferro
gusa, carvão mineral, veículos, granéis líquidos e sólidos, carga geral e
petróleo.

Com
características únicas, como grande profundidade, localização estratégica e
infraestrutura eficiente, o Porto do Açu se apresenta como a principal solução
para a instalação de empresas do setor de O&G. No Porto poderão ser
instaladas bases para movimentação e tratamento do petróleo, base de apoio para
as operações offshore de E&P e polo metalmecânico dedicado à indústria de
Petróleo e Gás.

O início
de operação do Porto do Açu está previsto para o 1º semestre de 2014, com a
operação de unidades dos nossos clientes já instalados no canal do T2 (Terminal
Offshore).