Em três dias de maratona online, vencedores do HackAçu 2023 impulsionam a inovação para o desenvolvimento do Porto do Açu e região participantes de todo o Brasil criaram soluções inovadoras - Porto do Açu

Notícias

Em três dias de maratona online, vencedores do HackAçu 2023 impulsionam a inovação para o desenvolvimento do Porto do Açu e região participantes de todo o Brasil criaram soluções inovadoras

Participantes do HackAçu

Colaboração, criatividade e inovação: essa foi a combinação que tornou a segunda edição do HackAçu um sucesso de soluções para beneficiar tanto o Porto do Açu quanto a comunidade do Norte Fluminense

HackAçu é uma maratona online (hackathon) com realização do Porto do Açu e do Cais Açu Lab – Coletivo de Ações em Inovação e Sustentabilidade. Durante os dias 18 e 20 de agosto, 397 participantes de 21 estados do Brasil, incluindo estudantes, professores e profissionais de diversas áreas, se uniram em uma plataforma colaborativa para criar soluções inovadoras para otimizar o funcionamento do Porto do Açu e promover o desenvolvimento da região de São João da Barra, Rio de Janeiro.

Com 86 mentores, a maratona reuniu uma rede de talentos e conhecimentos que se dedicaram a desenvolver soluções tecnológicas e criativas para quatro desafios propostos. Ao longo desses três dias, 32 soluções transformadoras foram criadas que visam tornar o Porto do Açu ainda mais inteligente e eficiente.

Participantes do HackAçuA realização da segunda edição da maratona reafirma o compromisso contínuo em promover a inovação, impulsionar o empreendedorismo e fortalecer o desenvolvimento regional. “Alcançamos um grande resultado ao unir pessoas de todo o país com diferentes sotaques e culturas com a missão de conhecer nossa realidade local e contribuir para o desenvolvimento da nossa região.”, comemora Wanderson Sousa, Gerente de Relacionamento com Comunidade do Porto do Açu.

A qualidade e o potencial das soluções tornaram a escolha dos vencedores uma tarefa desafiadora para os 40 jurados envolvidos. As melhores ideias não apenas receberam premiações – como Alexas, smartwatches, tablets e mochilas para notebooks -, mas também terão a oportunidade de participar do programa Startup Win Ideação – Porto do Açu, uma parceria com o Sebrae/RJ, que oferece oficinas e mentorias focadas na continuidade dos projetos e no desenvolvimento de startups de sucesso.

Participantes do HakaçuPara Bruno Esteves, Analista Ambiental do Porto do Açu, o HackAçu tem também o propósito de incentivar a continuidade desses projetos. “Isso é essencial para o sucesso. A iniciativa de qualificação prática para as soluções, como o projeto Startup Win, fortalece o ecossistema local e cria oportunidades de trabalho. É um impulso ao crescimento e inovação à região.” afirma Esteves.

A realização da segunda edição do HackAçu contou com o apoio de 23 parceiros e operação da Panic Lobster. As soluções desenvolvidas durante a maratona não apenas contribuirão para o aprimoramento das operações do Porto do Açu, mas também serão disponibilizadas em um banco aberto para consulta da comunidade, visando beneficiar a região como um todo.

Veja o depoimento com feedback das equipes que participaram do HackAÇU.
Veja o depoimento com feedback dos mentores que participaram do HackAÇU.


PREMIAÇÕES:

O HackAçu premiou de duas formas as soluções finalistas do HackAÇU 2023: as duas melhores ideias de cada um dos 5 desafios, e as cinco melhores ideias gerais da maratona, independente dos desafios. Mentores e participantes que foram destaque na maratona também receberam prêmios.

“Formamos um grupo bem diverso, com pessoas de diferentes lugares do país e com idades diferentes também, como seu José de 62 anos e a Luma, de 18. Foi realmente muito desafiador, intenso e incrível! Estou muito feliz pela oportunidade de levar o nosso projeto para frente, não ser só um prêmio, mas uma solução que vai ajudar pessoas e fazer muita diferença para a comunidade.”, afirma Gabriela Crivoi Ners, líder do time vencedor, trazendo o projeto EcoFarm Açu, com a proposta de criação de fazendas de microalgas nas comunidades do entorno no porto, com a possibilidade de criação de biogás e outros combustíveis.