Dentro das iniciativas de Diversidade e Inclusão do Porto do Açu, empresas do complexo portuário se uniram, mais uma vez, para lançar uma nova turma exclusiva para mulheres para atuação nas operações portuárias. Depois de capacitar 24 candidatas entre mais de 1.700 inscritas na primeira edição, esta segunda turma formará mais 25 mulheres, a partir do mesmo banco de talentos da estreia do Programa de Qualificação Profissional. Participam da nova edição as empresas Porto do Açu Operações, Dome, Vast e efen, com apoio do Instituto Federal Fluminense e das prefeituras de São João da Barra e Campos.
As alunas iniciam em março o programa de formação de Assistentes de Operações Portuárias, que será divido em duas etapas: parte teórica, no IFF, e parte prática, no complexo portuário, com duração média de 5 meses.
“Estamos muito satisfeitos com o desempenho da primeira turma e entusiasmados com a continuidade do Programa de Qualificação. Ele materializa nosso compromisso com a temática de D&I e com a criação de oportunidades para que os talentos femininos locais encontrem portas abertas dentro dos nossos negócios, que é por todas e para todas. A participação das mulheres é fundamental para manter as empresas e a sociedade funcionando”, afirmou Viviane Menini, gerente de Recursos Humanos da Porto do Açu Operações.
O programa tem o objetivo de atrair ainda mais mulheres para os times operacionais das empresas, tradicionalmente de maioria masculina, quebrando os paradigmas profissionais.
Participante da primeira turma, a Ajudante de Operações Portuárias da Dome, Hellen Caetano, contou que a iniciativa foi um divisor de águas para o ingresso dela no setor portuário: “Me sinto muito orgulhosa por fazer parte da estreia do programa. Trabalhar como portuária tem sido uma experiência incrível e estou a cada dia buscando mais conhecimento profissional. Aviso às novas alunas que vale a pena acreditar que é possível, se dedicar e trilhar novos caminhos. Sou muita grata pela minha jornada e desejo boa sorte à todas”, disse Hellen.