ESI (Enviromental Ship Index)

 

 

Desde março de 2021 o Porto do Açu concede benefícios a navios com desempenho ambiental acima dos padrões internacionais, medido pelo Índice Ambiental de Navios (ESI, na sigla em inglês).
O ESI classifica as embarcações de 0 a 100, onde 0 é um navio que atende aos regulamentos de desempenho ambiental e 100 para um navio que não emite SOx e NOx.
Os navios que se enquadram acima dos padrões ambientais podem ter acesso a tarifas portuárias diferenciadas no Açu, com DESCONTOS DE ATÉ 10%.

 

Incentivar a redução de emissões de gases de efeito estufa e o uso de tecnologias cada vez mais limpas no setor marítimo.

 

• Pontuação do navio no ESI entre 30 e 44.99: desconto de 5% na taxa de acesso portuário.
• Pontuação entre 50 e 100: desconto de 10%.
• Desconto máximo de R$15.000 para cada operação do navio.
• Os navios devem estar listados no sistema do ESI.

 

Qualquer navio que acesse o porto, esteja listado no sistema do ESI e se enquadre na regra de desconto.

 

Realizar o registro da embarcação no site do ESI e, após análise dos documentos, a embarcação obterá o seu score ESI. O score será automaticamente verificado pelo sistema do Porto do Açu.

 

 

O ESI é um esforço global de mais de 60 portos, liderado pelo World Ports Sustainability Program (WPSP), uma organização criada pela International Association of Ports and Harbors (IAPH).
Com infraestrutura e padrões de classe-mundial, o Porto do Açu já é reconhecido por ser comprometido com as melhores práticas ambientais desde o início de suas operações.
Ao aderir ao ESI, o Açu fortalece seu papel como plataforma para aumentar o perfil da sustentabilidade e valor compartilhado das cadeias globais.

 

Dúvidas? Para saber mais sobre o ESI, clique aqui e visite o site do índice.