ESI (Enviromental Ship Index)

 

 

O Enviromental Ship Index (Índice Ambiental de Navios) identifica navios com melhor desempenho na redução de emissões atmosféricas, de acordo com os padrões de emissão atuais da Organização Marítima Internacional (IMO).

O índice classifica as embarcações com pontuação de 0 a 100, com base nas emissões de gases poluentes e seu compromisso ambiental: 0 é um navio que atende aos regulamentos de desempenho ambiental / e 100 para um navio que não emite SOx e NOx.

O ESI é uma iniciativa já utilizada por mais de 60 portos em todo o mundo. É um projeto liderado pelo World Ports Sustainability Program (WPSP), uma organização criada pela International Association of Ports and Harbors (IAPH);

 

 

Qualquer navio que acesse o porto pode aplicar para verificar a pontuação. O objetivo do ESI é, através de incentivos, promover mudanças de comportamento dos armadores / operadores, portos e prestadores de serviços no sentido da adoção de práticas mais sustentáveis e no compromisso de redução de emissão de gases poluentes.

 

1. Registar a embarcação no site do ESI (consulte aqui o passo a passo)
2. Informe o score do navio no sistema ou IMO number do navio na database do ESI.

 

 

Dúvidas? Para saber mais sobre o ESI, clique aqui e visite o site do índice.