Imprensa

Exposição resgata tradição de procissões fluviais de São João da Barra

Promovida pela Prumo, exposição será inaugurada no dia 5 de novembro, quando é comemorado o Dia Nacional da Cultura.

5 de novembro de 2015

Que tal embarcar na história de São João da Barra contada a partir das procissões fluviais? Este é o objetivo da exposição Navegando na Fé, que abre hoje, dia 5, às 19h, data em que é comemorado o Dia Nacional da Cultura, no Palácio Cultural Carlos Martins, em São João da Barra.

Realizada pela Prumo, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São João da Barra, a exposição mostra a tradição das procissões fluviais, que atravessa os séculos e mobiliza milhares de pessoas em homenagem a Nossa Senhora da Penha, São João Batista e São Pedro.

“A exposição conta com 43 fotos coloridas que valorizam a tradição cultural dos pescadores de São João da Barra. Cada uma delas retrata um momento diferente das procissões fluviais”, conta Gleide Gomes, coordenadora de Responsabilidade Social da Prumo.

Para Sonia Ferreira, coordenadora do Palácio Cultural Carlos Martins, a exposição é um resgate cultural das tradições do município. “As procissões fluviais tem um papel importante na história de São João da Barra. Por isso, os próprios pescadores já tinham um acervo grande de fotos que, com o passar do tempo, estavam se perdendo. Nesta exposição, conseguimos reunir imagens desde 2005”.

A exposição Navegando na Fé vai até o dia 10 de dezembro, diariamente, das 9h às 17h. A entrada é franca.

Serviço:
Exposição Navegando na Fé
Data: De 6 de novembro a 10 de dezembro
Local: Palácio Cultural Carlos Martins (Rua dos Passos, 1, em São João da Barra)
Horário: 9h às 17h
Entrada gratuita