Ferroport apoia curso voltado para a comunidade pesqueira de São João da Barra - Porto do Açu

Notícias

Ferroport apoia curso voltado para a comunidade pesqueira de São João da Barra

A ação é fruto de parceria com a Fiperj, prefeitura municipal e cooperativa Artepeixe

​Integrantes da comunidade pesqueira de São João da Barra receberam, na última semana, um curso voltado especificamente para quem vive da atividade na região. Durante dois dias, um grupo de 20 pessoas participou do Curso de Boas Práticas na Manipulação e Beneficiamento do Pescado, que tem o objetivo de estimular a visão empreendedora dos alunos e mostrar as possibilidades de negócio do setor. A ação é resultado de um trabalho integrado da Ferroport (parceria entre a Prumo Logística e a Anglo American), empresa responsável pela operação do Terminal de Minério de Ferro do Complexo Portuário do Açu, da cooperativa Artepeixe, da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) e da Secretaria Municipal de Pesca.

“A ideia é que os pescadores e as famílias que vivem da pesca consigam explorar a atividade como um negócio de fato. Nós vamos incentivá-los a transformar a carne de peixe e crustáceos em produtos mais elaborados, como hambúrgueres, linguiças, quibes e almôndegas. Assim, vai ser possível agregar valor e gerar renda a partir da atividade que desenvolvem”, explicou Wanderson Primo de Sousa, coordenador de Sustentabilidade da Ferroport.

Há sete anos, a comunidade de Atafona é beneficiada pelo curso da Fiperj. Com a articulação da Ferroport, moradores de Quixaba também conseguiram participar das aulas, que foram divididas entre teóricas e práticas e tiveram 16 horas de duração, na sede da Artepeixe. Todos os participantes receberam o certificado emitido pela fundação.

“Nós estamos muito felizes em poder ampliar o alcance do curso e estimular a troca de experiências entre as pessoas que vivem da pesca, aqui na região. As parcerias são fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho. São ações como esta que valorizam e garantem crescimento para essa atividade que é tão importante para a economia local”, afirmou Fernanda Pires, presidente da cooperativa.

A previsão é que o curso tenha novas turmas de acordo com as futuras demandas na Secretaria de Pesca. Os interessados em participar, podem procurar o órgão para fazerem a inscrição.