Vinte moradores de São João da Barra que foram capacitados pelo curso de Boas Práticas de Fabricação na Indústria de Alimentos receberam, hoje, os certificados de conclusão da capacitação. A iniciativa foi da Ferroport(parceria entre a Prumo Logística e a Anglo American), empresa responsável pelo Terminal de Minério de Ferro do Porto do Açu, com apoio do Serviço Nacional da Indústria (Senai) e da Secretaria de Assistência Social e Diretos Humanos de São João da Barra, por meio da Superintendência de Trabalho e Renda.
O curso ensinou aos participantes que atuam na área de alimentos a trabalhar com boas práticas, visando a qualidade do produto. Dentre os assuntos abordados estavam higiene durante o processo de fabricação, contaminação, limpeza e pragas, além de noções básicas sobre microorganismos e as doenças que podem causar através dos alimentos. Os alunos ainda aprenderam sobre intoxicação alimentar, qualidade da água, desinfecção e conservação.
Com carga horária de 16 horas, a capacitação foi direcionada aos formandos do curso de Fabricação de Massas de sal e de Biscoitos, e também aos profissionais autônomos da área alimentícia do 5° distrito.
“Temos promovido uma série de capacitações com o objetivo de qualificar e alavancar a renda do sanjoanense. Neste curso, em específico, nosso objetivo foi dar oportunidade para que os profissionais do ramo alimentício possam aprimorar um trabalho que já desenvolvem no dia a dia. Nossas ações têm dado muito certo”, afirmou Márcio Redivo, gerente de Sustentabilidade da Ferroport.
O próximo curso oferecido pela empresa é o de Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade (NR-10), que começa na segunda-feira, 25. Os participantes receberão treinamento para reconhecer, avaliar, prevenir e controlar os riscos profissionais decorrentes do trabalho com eletricidade, bem como combater princípios de incêndios e prestar primeiros socorros em casos de acidentes.