Diante do sucesso das edições anteriores, os sanjoanenses ganharam mais uma oportunidade de participar do curso de Confeitaria Fina, promovido pela Ferroport (parceria entre a Anglo American e a Prumo Logística), empresa responsável pelo Terminal de Minério de Ferro do Porto do Açu. Uma nova turma, com um total de 20 pessoas, foi iniciada, hoje, em São João da Barra. Com 32 horas de duração, o objetivo da qualificação é aperfeiçoar o trabalho de profissionais que já atuam no ramo, ensinando novas técnicas de confeitaria e estratégias para a inserção no mercado de trabalho.
Confeitaria 2.jpgPara Márcio Redivo, gerente de Sustentabilidade da Ferroport, a qualificação é o pontapé inicial para que os sanjoanenses se tornem mais competitivos: “Estes profissionais terão a oportunidade de aprimorar seus produtos e, assim, investir de forma mais confiante no próprio negócio. A nossa proposta é qualificar todos os participantes para que eles consigam, de fato, gerar renda a partir da confeitaria”, explicou Redivo.
A iniciativa da Ferroport é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RJ) e a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra. Durante as aulas, os alunos aprenderão a confeccionar bolos e doces mais sofisticados, além do famoso naked cake, tortas com chantilly e o uso de diferentes tipos de bicos de confeitaria.
Confeitaria 3.jpgA professora de qualificação em confeitaria do Senai/RJ, a gastrônoma Flávia Souza, explica que o objetivo do curso é prepará-los para alavancar o próprio negócio: “Nós vamos ensinar um pouco de cada técnica, mas sempre focados na praticidade das receitas. Vamos incluir aquelas que têm demanda certa de clientes e com ingredientes fáceis de encontrar. A ideia é que todos saiam do curso com bagagem para empreender bem”, afirmou.
Esta edição do curso de Confeitaria Fina acontece até o próximo dia 14, na Pousada Tarde Dourada, no Açu.