LLX agora é Prumo - Porto do Açu

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LLX agora é Prumo

Empresa de logística é controlada pelo Grupo EIG

A LLX
divulgou hoje (11) ao mercado a alteração do nome da companhia para Prumo. O
nome, aprovado em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada ontem, marca
a nova fase da empresa, que desde outubro é controlada pelo Grupo EIG.

O
nome Prumo remete a uma base sólida, correta, planejada e calculada com
eficiência e disciplina. Ele foi escolhido por representar este novo momento da
empresa, com uma gestão mais pragmática e transparente, que une busca por
excelência e visão de longo prazo para integrar mercados.

“A
nova marca reforça as nossas características e demonstra a solidez do nosso
empreendimento, que irá funcionar como um vetor para o crescimento do Brasil”,
afirma Eugênio Figueiredo, CEO da Prumo.

Desenvolvendo
um dos principais empreendimentos portuários do país, o Porto do Açu, a empresa
oferece uma solução logística competitiva e integrada, do Brasil para o mundo e
do mundo para o Brasil.

Operação

O Grupo
EIG assumiu o controle da Prumo por meio da participação em operação de aumento
de capital privado, no valor de R$ 1,3 bilhão. Na operação, iniciada em outubro
e concluída neste mês, o acionista Eike Batista cedeu gratuitamente seu direito
de preferência ao Grupo EIG.

Atualmente,
o Grupo EIG detém 53% do capital da companhia. Eike Batista, que já deixou o
Conselho de Administração da empresa, continua um acionista relevante, com
aproximadamente 21%.

O
Grupo EIG é um fundo de infraestrutura que já investiu, em seus 31 anos de
história, cerca de US$ 15 bilhões no setor através de mais de 280 projetos ou
companhias, em mais de 33 países em 6 continentes.

Porto do
Açu

Com 17 km
de píeres, que poderão receber até 47 embarcações, o Porto do Açu está em
construção em São João da Barra, no norte fluminense. Com área de 90 km², o

empreendimento,
que já recebeu investimentos de R$ 4,7 bilhões, é formado pelo Terminal 1 (T1 –
offshore) e pelo Terminal 2 (T2 – onshore).

O T1 será
composto por uma ponte de acesso com 3 quilômetros de extensão, píer de
rebocadores, 9 píeres para movimentação de minério de ferro e petróleo, canal
de acesso e bacia de evolução. Destes, a ponte, 2 píeres para minério de ferro,
o píer de rebocadores, o canal de acesso e a bacia de evolução já estão
concluídos. O 1º embarque de minério no Porto do Açu está previsto para o
segundo semestre do ano que vem.

O
T2 está sendo instalado no entorno de um canal para navegação, que contará com
6,5 km de extensão e 300 metros de largura. No local estão em andamento às
obras para construção do canal de acesso, bacia de evolução, construção dos
blocos de concreto que serão utilizados no quebra-mar e a implantação da linha
de transmissão. Com mais de 13 quilômetros de cais, o T2 irá movimentar ferro
gusa, carvão mineral, veículos, granéis líquidos e sólidos, carga geral e
petróleo.

Com
características únicas, como grande profundidade, localização estratégica e
infraestrutura eficiente, o Porto do Açu se apresenta como a principal solução
para a instalação de empresas do setor de O&G. No Porto poderão ser
instaladas bases para movimentação e tratamento do petróleo, base de apoio para
as operações offshore de E&P e polo metalmecânico dedicado à
indústria de Petróleo e Gás.

O
início de operação do Porto do Açu está previsto para este ano, com a operação
de uma das unidades dos nossos clientes já instalados no canal do T2 (Terminal
Offshore).