Ministro dos Transportes visita Porto do Açu - Porto do Açu

Notícias

Ministro dos Transportes visita Porto do Açu

Empreendimento começa a operar em 2014, com investimento de R$ 4,7 bi.

Com início de operações previsto para o primeiro semestre de 2014, o Porto do Açu recebeu o ministro dos Transportes César Borges nesta quarta-feira. Foi a primeira agenda oficial do novo Diretor Presidente da Prumo Logística, Eduardo Parente. O prefeito de São João da Barra, José Amaro de Souza, Neco; a prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosinha Garotinho; o secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, e seu subsecretário Delmo Pinho, também participaram da visita.

O grupo visitou as obras do T2, terminal onshore, esteve na área onde estão sendo montadas as estacas-prancha e visitou as obras de construção do quebra-mar no T1, terminal offshore.

Localizado estrategicamente próximo a Bacia de Campos, responsável por 85% do petróleo produzido hoje no Brasil, o Porto do Açu já recebeu R$ 4,7 bilhões em investimentos. O início de operação do empreendimento está previsto para o primeiro semestre de 2014, com a inauguração de duas empresas: a francesa Technip e a norueguesa National Oilwell Varco (NOV), especializadas na produção de dutos flexíveis para o setor de petróleo.

O Porto do Açu foi projetado pela Prumo Logística para atender as necessidades de logística e suprimento das atividades de exploração e produção de óleo e gás na Bacia de Campos, Santos e Espírito Santo. Com 17 km de píeres, que poderão receber até 47 embarcações, o empreendimento poderá movimentar até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia, além de transportar ferro gusa, carvão mineral, granéis líquidos e sólidos, carga geral e petróleo pelo cais de 13 km de extensão.

Poderão ser instaladas no Porto do Açu bases para movimentação e tratamento do petróleo, base de apoio para as operações offshore de exploração e produção e polo metalmecânico dedicado à indústria de petróleo e gás. O empreendimento também contará com uma Unidade para Tratamento de Petróleo (UTP) já licenciada, com capacidade para movimentar 1,2 milhão de barris por dia.