O&G
Início » O&G
O Porto do Açu é um dos maiores hubs de O&G do Brasil
A proximidade dos principais campos de petróleo e gás, portfólio de serviços integrados e infraestrutura adequada conferem ao Porto do Açu uma posição de liderança em suporte logístico e o tornam um cluster subsea estratégico para servir ao mercado de O&G.
Os principais players de O&G já estão instalados ou operando no Porto do Açu, como a Ambipar, Baker Hughes, BP, CNOOC, Equinor, Galp, Intermoor, NOV, OceanPact, Petrobras, Repsol Sinopec, Shell, TechnipFMC, TotalEnergies e outros nomes do setor. O acesso marítimo e rodoviário sem congestionamentos posiciona o Açu como um dos principais gateways para a produção nacional.
+30% do óleo exportado pelo Brasil é manuseado pelo Terminal de Óleo do Porto do Açu, operado pela Vast Infraestrutura. Afiliada do Grupo Prumo, a empresa é dedicada a oferecer soluções customizadas seguras e eficientes para líquidos, o que inclui operações double-banking de petróleo em um terminal offshore com 25m de profundidade. Com a implantação de oleodutos e gasodutos, o Açu criará uma nova rota para distribuição de combustíveis e amplia a capacidade de refino do Brasil.
Ainda há espaço para novas indústrias de O&G alavancarem seus negócios, incluindo a indústria de descomissionamento de campos de O&G e o desenvolvimento da indústria eólica offshore. Com área disponível com acesso direto ao cais e com licenciamento avançado, o Açu é o hub mais competitivo para a indústria de O&G.
Plataforma de excelência para o descomissionamento sustentável
O Açu possui uma das melhores infraestruturas do país para apoiar de forma sustentável a indústria de descomissionamento de óleo e gás, com amplo calado, área disponível com acesso direto ao cais e um cluster de serviços que reúne diversos fornecedores para apoios portuário e marítimo. Além da infraestrutura completa para todas as etapas da cadeia, estamos prontos para a transição energética.
Nossa estratégia visa abrigar um Hub de Descomissionamento Sustentável, com possibilidade de acostamento de múltiplas unidades por longa duração, seguindo as melhores práticas internacionais e oferecendo conteúdo local para a fase final do ciclo de exploração e produção. Já estamos aptos a realizar remoção de bioincrustação (coral-sol), temos um Centro de Controle Unificado para Gerenciamento de Riscos e Emergências e possuímos integração com a logística de sucata existente no país.