Imprensa

Porto do Açu apoia I Torneio de Pesca Embarcada ao Robalo de Campos

Evento acontece no próximo sábado, no Cais da Lapa

8 de junho de 2017

Com o objetivo de fomentar a pesca esportiva e as ações de conservação e preservação do meio ambiente, o Porto do Açu vai patrocinar o I Torneio Ecoanzol de Pesca Embarcada ao Robalo, em Campos. O evento, realizado pela Organização Não-Governamental (ONG) Ecoanzol, vai acontecer no próximo sábado, no rio Paraíba do Sul, que tem lugar de destaque no ciclo reprodutivo de robalos. Por isso, para preservar a espécie, os peixes capturados serão avaliados para a disputa e devolvidos à água.

“Apoiar o torneio de pesca é uma forma de incentivar o esporte na região e, ao mesmo tempo, fortalecer as boas práticas ambientais. A pesca esportiva ainda abrange outros fatores positivos para a região, como a geração de trabalho e renda formal e informal proveniente do seu turismo”, afirmou Gleide Gomes, coordenadora de Responsabilidade Social do Porto do Açu.

Durante o sábado, estão previstos outros atrativos para o público que for conferir o torneio, como feira de economia solidária, praça de alimentação sustentável e mostras de fotos e cinema com o tema educação ambiental.

O início da prova está marcado para às 9h, no Cais da Lapa, com encerramento previsto para às 16h. Os dez primeiros classificados serão premiados, com itens como barraca de camping, kit de varas e kit de iscas, além de um barco para o primeiro colocado.

“Nós temos um cenário hídrico e ambiental maravilhoso na nossa região para o fomento do turismo sustentável, e a pesca esportiva é uma ferramenta para a indução dessa ideia. A ação é ecologicamente correta, não traz danos ao meio ambiente e é geradora de divisas. O nosso desejo é que este primeiro torneio se multiplique, de forma que o projeto ganhe continuidade nos próximos anos”, disse Luiza Salles, presidente da Ecoanzol.

O torneio já faz parte do calendário nacional e tem a chancela da Confederação Brasileira de Pesca e Lançamento – Nova Pesca Brasil (CBPL-NPB).​