Porto do Açu apoia projeto de recuperação e manutenção de comportas da Baixada Campista - Porto do Açu

Notícias

Porto do Açu apoia projeto de recuperação e manutenção de comportas da Baixada Campista

Projeto irá beneficiar todo o Norte Fluminense

O Porto do Açu participou da cerimônia de celebração do início dos trabalhos do projeto de recuperação e manutenção de comportas na Baixada Campista, no Norte Fluminense. O projeto, que vai beneficiar toda a região, é uma contrapartida ambiental pela implantação do Complexo Portuário. A ação, lançada no auditório da prefeitura de Campos, será executada pelo Porto, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). A empresa foi representada por Vicente Habib, gerente geral de Sustentabilidade da Prumo Logística, empresa que desenvolve e opera o Porto do Açu.

“Para nós é muito importante participar da solução de uma questão de grande relevância ambiental, econômica e social para o Norte Fluminense. Ficamos satisfeitos também por essa inciativa representar a soma de esforços decorrentes de parceria entre o poder público e setor privado para atender uma demanda de toda a região”, afirmou Habib.

2017-08-07_104338_Diniz_Liberação_Verbas_Convenio_Canais_Rogerio_DSC_0150_SUPCOM.JPG

O projeto prevê a recuperação e manutenção de um total de 15 comportas, além da remoção de vegetação em pontos estratégicos, evitando que a operação de estruturas mais vulneráveis seja afetada. O apoio do Porto do Açu foi requisitado pela Secretaria de Estado do Ambiente, durante a gestão do deputado estadual André Corrêa, que prestigiou o evento.

“O que nós estamos fazendo aqui é fruto de compensação de um orçamento de R$ 1,7 milhão que, durante quase 3 anos, vai ser investido na recuperação e manutenção de comportas que controlam o sistema hidráulico do equivalente a 200 mil campos de futebol. Vamos informatizar o nível dos canais e das comportas para que possamos ter um planejamento correto de abertura e fechamento, de acordo com o clima do momento”, explicou o deputado. 2017-08-07_105345_Diniz_Liberação_Verbas_Convenio_Canais_Rogerio_DSC_0313_SUPCOM.JPGTambém participaram da solenidade o superintendente geral do INEA, Luís Fernando Guida; o superintendente regional do INEA, Renê Justen; o secretário de Desenvolvimento Ambiental de Campos, Leonardo Barreto; o superintendente de Agricultura, Nildo Cardoso; o superintendente de Pesca e Aquicultura, José Roberto Pessanha, e o adjunto, José Armando Barreto; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, José do Amaral; o vice-presidente executivo do Sistema Firjan, Geraldo Coutinho; o gerente de representação da Regional Norte Fluminense da Firjan, Luiz Mário Concebida; o prefeito de Cardoso Moreira, Gilson Siqueira; o secretário de Meio Ambiente de São Francisco, Ilzomar Soares, o Secretário de Meio Ambiente de São João da Barra além de representantes de Quissamã e produtores rurais.