Porto do Açu apoia VI Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de São João da Barra - Porto do Açu

Notícias

Porto do Açu apoia VI Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de São João da Barra

Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas do empreendimento é tema de um dos estandes da mostra

O Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas do Porto do Açu é um dos destaques da VI Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de São João da Barra (FEMUCTI), que acontece hoje e amanhã, no Ciep Profª Gladys Teixeira. Os dados do programa, que existe há 9 anos, e o comportamento das tartarugas encontradas na região serão abordados em um dos 26 estandes da mostra, que, neste ano, tem como tema “A Matemática está em tudo”.

Para ilustrar a temática desta edição, biólogos e veterinários do Porto do Açu vão expor diferentes números que compõem os estudos realizados pelo programa desde 2011, com apoio do Projeto Tamar. Entre eles está a estatística de filhotes que chegam a fase adulta: um ou dois a cada mil. Outro dado interessante é a quantidade de filhotes soltos desde o início dos registros: cerca de 550 mil. Há, ainda, os 62 km de praia percorridos diariamente pela equipe.

“A matemática está em todo lugar, inclusive no dia a dia do Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas. Expor o nosso trabalho na FEMUCTI é ter a oportunidade de unir um conhecimento que é tão importante, como o de exatas, com outro que é vital para esta e para as futuras gerações, que é o de preservação do meio ambiente. Estamos orgulhosos de poder mostrar o nosso programa. Os jovens são nossos principais multiplicadores”, disse Tatiane Bittar, coordenadora do programa.

A Feira, que acontece das 9h às 16h30, é organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que conta com outras instituições parceiras, além do Porto do Açu. Uma das empresas instaladas no empreendimento, a TechnipFMC, é a patrocinadora da abertura oficial, que será realizada pela orquestra Violões Encantados, com a apresentação do Hino Nacional. No evento, projetos de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão avaliados por representantes da Fundação Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). Os vencedores serão premiados, amanhã, ao final da mostra, e ainda participarão da XI Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI), organizada pela Cecierj.

“A Feira tem como objetivo mostrar como funciona o trabalho interdisciplinar entre as ciências da Natureza e a Matemática, de forma a contribuir para uma formação integradora do conhecimento e estímulo à curiosidade”, disse Marcelo Almeida, coordenador de Projetos Educacionais e Ambientais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.