Imprensa

Porto do Açu doa mais de 1.000 equipamentos de proteção individual para profissionais da saúde de São João da Barra e Campos

Para conter a disseminação do coronavírus, empreendimento também leva orientações sobre prevenção para a comunidade local

27 de março de 2020

Para evitar a propagação do Covid-19, empresas do Porto do Açu se uniram no combate ao novo vírus e doaram mais de 1.000 Equipamentos de Proteção Individual para as secretarias de Saúde de São João da Barra e Campos. Entre os itens doados estão luvas, máscaras, óculos, botas e macacões, que serão utilizados pelos profissionais que estão na linha de frente dos atendimentos relacionados ao coronavírus, na triagem dos casos suspeitos de contaminação.

As doações fazem parte de uma série de iniciativas tomadas pelo Porto do Açu, após a criação do Comitê de Ação Humanitária e Responsabilidade Social, que inclui as empresas instaladas no empreendimento. O grupo foi instituído logo após a identificação da pandemia do Covid-19 pelo mundo, com o objetivo de identificar possíveis ações para proteger a comunidade local e promovê-las de forma integrada entre os participantes do Comitê, em apoio ao poder público.

Como a principal recomendação para prevenção de disseminação do vírus é o isolamento social, o Porto do Açu decidiu investir em diferentes formas de conscientização da população, com a divulgação de mensagens educativas em rádios, carros de som, via WhatsApp e através de postagens nas redes sociais. Assim, a comunidade tem acesso às informações oficiais dos órgãos de saúde sem precisar sair de casa.

Para atingir àqueles que circulam pelas ruas para ter acesso aos serviços essenciais, como mercados, farmácias e bancos, o Porto do Açu produziu duas placas com orientações básicas sobre a doença e apoiou a prefeitura de São João da Barra na instalação de 20 faixas de sensibilização em pontos estratégicos da cidade.

“Adotamos todas as medidas preventivas dentro do Porto do Açu para conter a propagação do coronavírus, porque a segurança dos nossos colaboradores é nossa prioridade. E com a comunidade do nosso entorno não é diferente. Temos um compromisso com o bem estar e a saúde de todos. Por isso, não vamos medir esforços no sentido de manter a nossa gente protegida. Contamos também com a colaboração de cada um, afinal esta é uma luta coletiva”, ressalta o diretor de Administração Portuária da Porto do Açu Operações, Vinícius Patel.

Dentre os temas abordados nos materiais educativos estão os cuidados com a higiene, como lavar as mãos corretamente com água e sabão ou álcool 70%, além de evitar contato físico com outras pessoas e com superfícies que possam estar contaminadas. Orientações sobre o que fazer ao apresentar sintomas também fazem parte do conteúdo da campanha. Se os sintomas forem leves, o ideal é o isolamento preventivo e o repouso imediato.