O Porto do Açu atinge essa semana a marca de mais de uma tonelada de alimentos doados a 13 instituições de caridade de São João da Barra e Campos somente no mês de abril. O volume corresponde ao total de uma série de doações que realizadas pelo Comitê de Responsabilidade Social e Ações Humanitárias do Porto do Açu, composto pelas empresas Porto do Açu Operações, Gás Natural Açu, Açu Petróleo, BP Prumo e Ferroport, instaladas no empreendimento portuário. A iniciativa é um caminho de mão dupla, que beneficia pequenos produtores agrícolas da região e, ao mesmo tempo, leva alimento aos mais necessitados.
Os alimentos doados são adquiridos junto a pequenos agricultores da Vila da Terra e do Alto do Cardeiro, em São João da Barra, como forma de escoar a produção, que antes da pandemia era destinada à merenda escolar. As doações quinzenais são feitas em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, que viabiliza as entregas.
“O papel do Porto do Açu no combate ao coronavírus ultrapassa os limites portuários. Queremos contribuir com toda a comunidade do entorno e a iniciativa de doar alimentos atua em duas frentes: no sustento dos pequenos agricultores e no abastecimento de instituições que ajudam a quem precisa”, explica Wanderson Sousa, gerente de Relacionamento com a Comunidade da Porto do Açu e integrante do Comitê.
Os produtores locais reconhecem a importância da iniciativa.“Agradeço muito ao Porto do Açu, porque a gente tinha muita mercadoria para entregar para as escolas do município e achávamos que íamos perder. Agora, esses alimentos irão para pessoas carentes. Foi uma ótima solução para todos”, diz Manoel Toledo, produtor rural da Vila da Terra.
Entre os locais que receberam as doações estão o Retiro São João Batista, o Abrigo Raio de Luz, APAE, Atafona com Amor e Educandário Santa Cecília, em São João da Barra. Em Campos, foram beneficiados o Projeto Amigos da Rua, Mosteiro Santa Face, Asilo Monsenhor Severino e Associação de Pais e Pessoas Especiais (Apape), Lar de Débora, Asilo do Carmo, Associação dos Irmãos da Solidariedade e o Hospital Psiquiátrico Espírita Abrigo João Viana.
A ação se soma a uma série de iniciativas do Comitê de Responsabilidade Social e Ações Humanitárias do Porto do Açu para mitigar os efeitos da pandemia na região. Serão doados mais de 90 mil equipamentos de proteção individual,essenciais para os profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento da Covid-19, como luvas, máscaras, óculos de proteção e aventais. As empresas também forneceram insumos para produção de 5 mil máscaras de acetato, para uso por profissionais da saúde pública local.