O empreendimento está localizado a apenas 160 quilômetros de Cachoeiro do Itapemirim e a 280 quilômetros de Vitória, um dos principais polos de beneficiamento de mármore e granito do mundo. Atualmente, o Espírito Santo é o principal produtor e o maior processador de rochas ornamentais do Brasil, responsável por quase 80% das exportações do país.
Além de ser uma excelente alternativa para os produtores de rochas ornamentais, o Porto do Açu pode beneficiar outros tipos de cargas da região, como aço, madeira e importações de equipamentos em geral. Possui infraestrutura capaz de atender os grandes navios de contêineres, além da possibilidade de uma retroárea de aproximadamente 1 milhão de metros quadrados.
Operacional desde agosto do ano passado, o Terminal Multicargas (T-MULT) conta, atualmente, com 2 berços instalados em 500 metros de cais e mais de 80 mil metros quadrados de área para armazenagem, sendo 25 mil metros quadrados exclusivos para carga geral. Estão previstas ampliações de áreas que levarão o Porto a ter 1.200 metros de cais e 1 milhão de metros quadrados de área total viabilizando a movimentação de contêineres em grande escala.
Além disso, o T-MULT possui equipe própria treinada para operação portuária e disponibilidade para equipe de apoio à importação e exportação, como donos de carga, transportadores, despachantes e agentes de carga. Outra vantagem é a disponibilidade de área alfandegada, que faz do Porto do Açu a melhor opção para a logística de carga.
Até hoje já foram realizados três embarques de bauxita no T-MULT, totalizando mais de 115 mil toneladas da carga exportada para a Votorantim Metais. A previsão é que o Terminal movimente até 2 milhões de toneladas de bauxita por ano. A capacidade anual de movimentação de granéis sólidos e carga geral é de aproximadamente 4 milhões de toneladas nesta primeira fase.
Equipamentos
O parque de equipamentos do Terminal Multicargas inclui 2 guindastes MHC, 2 empilhadeiras de pátio (7t e 10t), 2 moegas com sistema de aspersão e capacidade nominal de 360 toneladas por hora cada, 2 balanças rodoviárias, spreaders, correntes e alças para carga geral e carga de projeto, 8 caminhões plataforma com capacidade de 80 toneladas, 2 spreaders automáticos para contêineres e 10 caçambas para carregamento de granéis sólidos.
Acesso Logístico
Atualmente, o acesso rodoviário do Porto do Açu possibilita conexão aos principais centros urbanos sem passar pelo centro de Campos dos Goytacazes. O acesso logístico ao Porto está contemplado em dois trechos ferroviários previstos no Programa de Investimentos em Logística (PIL), realizado pelo Governo Federal: a EF-118, que ligará o Açu ao Rio de Janeiro e a Vitória, e a EF-354, que irá interligar o Açu aos estados de MG, GO e MT, ainda em fase de estudos. Também está em curso, a interligação com a BR-101, conectando o Porto do Açu aos grandes centros produtores e consumidores do país.