Porto do Açu é apresentado à empresários japoneses como oportunidade de investimentos no Brasil - Porto do Açu

Notícias

Porto do Açu é apresentado à empresários japoneses como oportunidade de investimentos no Brasil

O Porto do Açu é um dos empreendimentos que foi apresentado ao governo e empresários japoneses durante a 19ª Reunião Conjunta do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, que aconteceu nos dias 4 e 5 de outubro, no Japão.

No evento, José Magela Bernardes, presidente da Prumo Logística, empresa que desenvolve e opera o Porto do Açu, apresentou as principais características e diferenciais do empreendimento, além de mostrar as oportunidades de investimento para empresas japonesas.​

“O Porto do Açu reúne todas as condições para receber investimentos de empresas japonesas. Temos área disponível, contamos com um Terminal Multicargas que pode receber grandes embarcações e possuímos localização estratégica para a indústria de O&G. O Japão é um dos principais parceiros estratégicos do Brasil, e tenho certeza que o Porto do Açu pode oferecer uma série de oportunidades de investimentos para empresas japonesas”, disse Magela.

empresários japoneses 1.jpg
Além disso, a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Porto do Açu irá possibilitar uma nova alternativa para empresas japonesas escoarem seus produtos para as Américas. Prevista para o início de 2017, a ZPE será uma área de livre comércio, destinada à instalação de empresas com 80% de sua produção voltada para a exportação. Na última semana, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, visitou o Porto do Açu junto com representantes do Conselho das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), que é o responsável por recomendar ao Presidente da República a criação de ZPEs no país.

Outro ponto destacado no evento foi que o Porto do Açu pode otimizar a logística das empresas mineiras, tanto para escoar a sua produção quanto para importação de insumos e recursos. Isso possibilita que as empresas japonesas instaladas no estado, tenham um porto dedicado para exportação. O presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Olavo Machado Júnior, também participou do encontro no Japão e reforçou a importância do Porto do Açu para o estado. “O Açu é o porto de Minas Gerais”, disse.

empresários japoneses 2.jpg

A 19º reunião foi organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Nippon Keidanren, a maior entidade empresarial japonesa. A participação brasileira, que foi liderada pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, contou com cerca de 50 empresários.

Para Robson Braga de Andrade, presidente da CNI, “o Japão nos oferece oportunidades para ampliamos nossas exportações, acessarmos tecnologia e atrairmos capital para investimentos em infraestrutura”. Somente a agência japonesa JOIN (Japan Overseas Infrastructure Investment Corporation for Transport & Urban Development), possui orçamento de mais de US$ 80 bilhões para investimentos em infraestrutura em outros países.

O diretor comercial do Prumo, Fernando Schuffner, também participou do encontro.