Porto do Açu e Companhia de Navegação Norsul firmam acordo para serviço feeder e cabotagem entre Rio e Açu - Porto do Açu

Notícias

Porto do Açu e Companhia de Navegação Norsul firmam acordo para serviço feeder e cabotagem entre Rio e Açu

Parceria irá viabilizar o transporte de contêineres e cargas de projeto entre os portos brasileiros do Sudeste

A Porto do Açu Operações e a Companhia de Navegação Norsul firmaram um acordo de operação para lançar o serviço de transporte marítimo de curta distância de unidades de contêineres e cargas de projeto entre os portos do Rio e Açu, localizado em São João da Barra, no Norte do Estado (RJ). O novo serviço de cabotagem, modalidade “feeder short distance”, irá estabelecer uma conexão integrada, eficiente e segura entre as empresas do Norte Fluminense, Espírito Santo e Minas Gerais, com o mundo, através do Terminal Multicargas do Porto do Açu (T-MULT). O início das operações está previsto para junho deste ano.

O serviço terá capacidade de transporte de até 350 unidades por pernada, com saídas regulares, atendendo às demandas regionais e também às rotas de longo curso. A expectativa é de que a utilização de comboios oceânicos reduza os custos logísticos e o tráfego rodoviário, trazendo maior previsibilidade e segurança, além de valor sustentável, uma vez que acarretará numa real redução das emissões de carbono no meio ambiente na ordem de 22 pct, sendo que as emissões restantes serão neutralizadas pelo Programa Carbono Neutro da Norsul.

“O acordo visa oferecer nova alternativa ao setor de logística brasileiro, responsável pela movimentação de bens e insumos fundamentais para a sociedade, notadamente neste momento sensível a nível mundial. Trata-se também do pontapé para que o empreendimento se consolide como uma opção de fluxo de entrada e saída de cargas, com fluxos regional e global. Além disso, contamos com o diferencial de sermos um porto sem fila de espera e privado, onde as operações podem ser feitas de forma customizada, a fim de adaptar as movimentações às necessidades de cada cliente”, pontuou o diretor de Terminais e Logística da Porto do Açu Operações, João Braz.

“Este acordo coloca em evidência nossa visão sobre o serviço “feeder” como um instrumento necessário e complementar à grande cabotagem brasileira, principalmente por sua magnitude e distâncias. Acreditamos que, em curtas distâncias, nossa composição empurrador-barcaça oceânica oferecerá uma solução eficiente e prática. Com o Açu, vamos comprovar o valor dessa alternativa logística, competitiva e atraente para clientes de diferentes segmentos”, complementou o diretor Comercial e de Marketing da Norsul, Marcelo Bacellar.

Em apoio ao transporte marítimo, o Açu ainda oferece serviços integrados de movimentação, desova, armazenagem, estufagem e transporte rodoviário porta a porta, de acordo com a demanda do cliente.

Hoje, o Terminal Multicargas do Porto do Açu movimenta coque, carvão, bauxita, gipsita, ferro gusa, carga geral e de projetos, além de ter autorização para operar qualquer tipo de graneis sólidos e veículos. Está prevista, ainda, a expansão do Terminal, que possibilitará a movimentação de novas cargas. O projeto contará com ampliação do pátio de estocagem e construção de armazenagem coberta, incrementando ainda mais as atividades do T-MULT.

Entre os projetos em desenvolvimento e que também podem dar suporte à movimentação de cargas está o Açu CondLog: condomínio logístico de 210.000m², que contará com pátios e galpões e disponibilizará infraestrutura modular e spot em uma localização estratégica no Açu, com serviços e custos compartilhados. O objetivo é atrair o fornecedor para próximo à operação dos terminais e reduzir custos para ambos os lados.

Sobre o T-MULT

Com atividades iniciadas no Porto do Açu em 2016, o Terminal Multicargas do Porto do Açu opera 24 horas, 7 dias por semana. Desde o início de sua inauguração, já soma 2,2 milhões de toneladas movimentadas e crescimento constante médio de 64% por ano. Neste período, o terminal recebeu mais de 130 embarcações e expediu cerca de 60 mil carretas. O portfólio cresce significativamente a cada ano: em 2019 foram operados 9 tipos de produtos para 26 clientes diferentes.

Com 182 mil m² de área alfandegada, o T-MULT tem 14,5 metros de profundidade e capacidade para receber embarcações com calado de até 13,1 metros, como os navios tipo Panamax. O terminal ainda conta com 500 metros de cais, sendo 340 metros operacionais.

Sobre a Companhia de Navegação Norsul

A Companhia de Navegação Norsul é uma empresa líder da navegação privada no Brasil, atuante há 57 anos. Especializada na logística marítima, na carga a granel, unitizada, de projeto, na cabotagem e no longo curso, controla 27 embarcações com capacidade de transporte de 540.000 toneladas.