O Porto do Açu é um dos destaques da Expo Virtual Alemanha, a primeira feira internacional totalmente em meio digital e adaptada aos tempos de pandemia, que começa hoje (14/07) e vai até sexta-feira, 17 de julho. O empreendimento portuário será o único porto da região Centro-Sul do país a participar deste projeto inovador e multisetorial, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK-Rio) e demais câmaras alemãs da América Latina. O evento reunirá mais de 250 empresas de todo o mundo.
“A nossa participação na Expo Virtual Alemanha confirma o perfil inovador do Porto do Açu, que está sempre em busca de soluções inteligentes, criativas e sustentáveis e, hoje, com a pandemia, não seria diferente. Estamos usando o digital a nosso favor para promover networking e gerar oportunidades de negócios para o empreendimento portuário”, afirma Vanessa Teixeira, Gerente-Geral de Marketing e Comunicação do Porto do Açu.
O pólo sustentável, industrial e energético do Açu será apresentado de forma totalmente adaptada para o ambiente digital, em dois pavilhões da feira (Região > Brasil; e Serviços > Logística). Pelo site https://expoalemania.com/pt/, o público poderá visitar o estande virtual do Porto do Açu, assim como acessar uma galeria de fotos digitalizada do empreendimento. Outra novidade é que dúvidas poderão ser sanadas por meio de um chat online e reuniões comerciais poderão também ser agendadas virtualmente.
O destaque do estande ficará por conta do “Açu Experience”, uma visita guiada virtual pelos 130 km² do porto localizado em São João da Barra, no norte do Estado do Rio de Janeiro. As imagens foram gravadas com drones e câmeras 360º, o que permite ao usuário a experiência única de passear pelo Açu por terra, céu e mar. Ao longo de sete minutos são exibidos os terminais portuários, a reserva ambiental e as 14 empresas já instaladas no empreendimento, inclusive com cenas de áreas que, em geral, não são abertas a visitantes, como pátios internos.
A experiência está disponível com narração em inglês, relatando as principais operações e oportunidades do Açu. Inserções gráficas também foram utilizadas como recursos para dimensionar informações e números mais relevantes do porto jovem, mas com visão de futuro.
A tecnologia foi pensada inicialmente para encurtar distâncias, para simular a experiência de conhecer o porto-indústria mais moderno do país in loco. Contudo, a ferramenta se tornou totalmente adaptada aos tempos de pandemia, já que as visitas presenciais ao Porto estão suspensas até que a situação seja normalizada. Virtualmente, a visão geral do Porto e das 14 empresas já instaladas segue completa através do link https://www.youtube.com/watch?v=2ugEhVgXjbk.