Imprensa

Porto do Açu participa de 20ª Semana Acadêmica da UENF

Complexo portuário marca presença com palestras, mesa redonda e visitas técnicas

8 de novembro de 2019

Como parte das ações de aproximação com jovens da região e desenvolvimento de talentos locais, o Porto do Açu participou de mais uma edição da Semana Acadêmica da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Representantes da Porto do Açu Operações, Ferroport, GNA e NOV contribuíram com a programação do 20º Encontro de Engenharias da instituição, que foi realizado entre os dias 4 e 8 de novembro.

O gerente de Operações da Porto do Açu, Marcelo Patrício, abordou os temas Gestão de Terminais pela Multidisciplinaridade e Planejamento de Navios, compartilhando também a rotina do Terminal Multicargas do Açu. O gerente de Operações da Ferroport, Luiz Silva, apresentou o Terminal de Minério e as operações realizadas na primeira empresa a operar no empreendimento. A programação da Semana ainda incluiu uma mesa redonda sobre Empregabilidade, com a participação de representantes da área de Recursos Humanos da Porto do Açu, GNA, NOV e de consultores de RH de Campos.

A aluna Daiana de Souza, presidente da comissão organizadora do Encontro, ressaltou a importância da participação do Porto do Açu no evento: “Os congressistas tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento acerca deste grande empreendimento, que está tão próximo de nós. Ficamos muito satisfeitos com a presença das empresas do Porto do Açu enriquecendo a nossa Semana e esperamos contar com o complexo também na próxima edição”, afirmou.

O Porto do Açu ainda recebeu dois grupos de congressistas ao longo da semana. Alunos de diferentes cursos de Engenharia conheceram a infraestrutura do maior complexo portuário, industrial e de energia do Brasil, em desenvolvimento no Norte Fluminense.

“Iniciativas como esta são fundamentais para estreitar relações entre o mundo universitário e o mercado de trabalho. Ficamos surpresos com a grandiosidade do Porto e, principalmente, com a diversidade das áreas de atuação dentro do negócio”, disse Lorena Ferreira, aluna no 6º período de Engenharia de Materiais e Metalúrgica.

“Como maior empreendimento da região, temos um compromisso com o desenvolvimento local e entendemos a importância de contribuirmos com a formação profissional dos jovens. Ao participarmos de um evento como este, temos a oportunidade de compartilhar o nosso conhecimento e experiência com os talentos do futuro”, informou o gerente de Recursos Humanos da Porto do Açu Operações, Christina Barros.