Porto do Açu promove blitz na BR-356 e ações educativas em escola de São João da Barra - Porto do Açu

Notícias

Porto do Açu promove blitz na BR-356 e ações educativas em escola de São João da Barra

Iniciativas pelo trânsito seguro fazem parte da campanha do Maio Amarelo

Comprometido com o movimento nacional Maio Amarelo, o Porto do Açu abordou, hoje, 144 motoristas, durante uma blitz educativa realizada na BR-356, em dos acessos ao empreendimento, em São João da Barra. Paralela a esta ação, também com foco na comunidade, cerca de cem crianças da rede municipal participaram de palestras e brincadeiras com o tema trânsito, organizadas pela Porto do Açu.

Na primeira iniciativa, condutores de ônibus, caminhões e carros de passeio receberam panfletos da campanha e informações sobre índice de acidentes e medidas a serem tomadas para evitá-los. Para atuar na blitz, a área de Segurança e Saúde Ocupacional da Porto do Açu contou com o apoio da empresa BPort, também instalada no Complexo Portuário, do Sest Sanat e da Polícia Rodoviária Federal.

Para o gerente de Segurança e Saúde Ocupacional da Porto do Açu, Rodrigo Castana, o compromisso da empresa em conscientizar as pessoas não se restringe aos colaboradores do Complexo: “Fizemos questão de ampliar nossas ações também para o público externo, afinal o trânsito seguro depende da contribuição de cada um dos envolvidos nele. O tráfego está presente na vida de todos nós, seja como motorista, passageiro, pedestre ou ciclista. Ações educativas como esta têm a função de conscientizar a comunidade sobre a prevenção de acidentes, ajudando na construção de um trânsito mais seguro para todos”, afirmou.

DSC03738.JPGAinda dentro do tema da campanha, a área de Responsabilidade Social da Porto do Açu organizou dois encontros com alunos da Escola Municipal João Flávio Batista, em Cajueiro. Para as crianças do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, a equipe exibiu um vídeo animado sobre o assunto e brincou de jogo da memória com placas de trânsito. Para os adolescentes do 7º, 8º e 9º anos, foram exibidos vídeos do próprio movimento Maio Amarelo.

Criado há 5 anos pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o movimento alerta a sociedade para o alto índice de mortes e feridos em acidentes em todo o mundo. O tema desta edição da campanha é #NósSomosOTrânsito, que propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações pelo trânsito seguro e promove uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.

Para mobilizar os colaboradores do Porto, a marca que simboliza o movimento foi distribuída a todos. O laço na cor amarela é um convite para que cada um adote um comportamento mais seguro e responsável no trânsito. O grupo também participa de palestras sobre o tema, ministradas pelo Corpo de Bombeiros, pelo SEST SENAT e pela Autopista Fluminense.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2009, foram registradas cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito, em 178 países. São três mil vidas perdidas por dia ou a nona maior causa de mortes no mundo. Se não houver mudanças, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030.