Na semana do Dia Mundial de Limpeza de Praias, a Porto do Açu promoveu um mutirão na Praia do Açu, em São João da Barra. A atividade faz parte das ações do Programa de Voluntariado da empresa, o AbrAÇU, que envolve os colaboradores e a comunidade local. Desta vez, além dos voluntários da Porto, moradores da localidade do Açu foram convidados a participar do mutirão de limpeza, que aconteceu, hoje, no trecho de praia próximo ao posto de saúde. A ação, que reuniu mais de 50 pessoas, contou também com o apoio do Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag) e do projeto Protetores dos Parques.
Com esta iniciativa, a Porto do Açu se une ao movimento mundial “Clean Up The World”, que incentiva este tipo de ação em prol do Meio Ambiente, em diferentes regiões do planeta. São cerca de 35 milhões de voluntários, distribuídos por mais de 130 países, com o objetivo comum de contribuir positivamente para um mundo mais limpo e saudável.
A coordenadora de Responsabilidade Social da Porto do Açu, Izabel Sousa, reforça a importância do comprometimento de todos no cuidado com o Meio Ambiente: “Precisamos reverter esta maré de poluição global e reconhecemos o nosso papel no trabalho de conscientização ambiental dentro e fora do Complexo do Açu. O movimento é de todos e começa com a mudança de atitude de cada um de nós”, afirmou.
Moradora do Açu e representante da juventude local, a estudante Laís Guimarães fez questão de participar do mutirão e, em 25 minutos de ação, encheu três sacolas de lixo: “Achei sete garrafas pet em poucos minutos de caminhada. Tão importante quanto a nossa ação pontual, hoje, é o exemplo positivo que mostramos com esta atividade. Estamos provando como a praia sofre com a irresponsabilidade das pessoas e como o lixo prejudica o Meio Ambiente. É uma maneira de conscientizarmos a população sobre a necessidade do descarte correto dos resíduos”, reforçou.
O mutirão da Porto do Açu teve como inspiração o tema da campanha da ONU deste ano, que é “Acabe com a Poluição Plástica”. O objetivo foi chamar a atenção da sociedade para a redução do uso de produtos plásticos, reforçando também a campanha “Mares Limpos”.
Anualmente, 13 milhões de toneladas de plástico vão para os oceanos, segundo a ONU. 5 trilhões de sacolas plásticas são consumidas por ano em todo o planeta e 1 milhão de garrafas pet são compradas a cada minuto. Ainda segundo o órgão, com o lixo descartado no mar, 600 mil espécies marinhas são afetadas, das quais 15% estão ameaçadas de extinção. A previsão é de que até 2050 tenhamos mais plásticos do que seres vivos nos oceanos.