Porto do Açu promove oficinas de empreendedorismo voltadas para produtores rurais de São João da Barra - Porto do Açu

Notícias

Porto do Açu promove oficinas de empreendedorismo voltadas para produtores rurais de São João da Barra

Projeto é destinado aos moradores do reassentamento Vila da Terra, onde vivem mais de 50 famílias

O Porto do Açu, em parceria com o Sebrae, realizou hoje a primeira de uma série de oficinas voltadas para os produtores rurais da Vila da Terra, área de cerca de mil hectares destinada às famílias que foram reassentadas para a criação do Distrito Industrial de São João da Barra. O programa de reassentamento é desenvolvido pelo Porto, em parceria com prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro (CODIN).

A oficina Empreender no Campo faz parte de um projeto que tem o objetivo de fomentar o associativismo e o cooperativismo na comunidade e, ao mesmo tempo, abrir portas para que os moradores da região consigam aumentar as vendas do que produzem.

“Com as técnicas de plantio e pecuária que vem aprendendo e com a entrada de novas tecnologias no processo de produção, os moradores da Vila da Terra tem crescido muito, assim como o volume do que produzem. Chegou o momento de aprimorar a comercialização destes produtos e eu acredito que o curso do Sebrae será de extrema importância nesta etapa”, afirmou Gleide Gomes, coordenadora de Responsabilidade Social do Porto do Açu.
“O objetivo das oficinas é despertar nos produtores rurais uma visão empreendedora do negócio que eles desenvolvem. A ideia é orientá-los em relação à comercialização e acesso ao mercado. É fazê-los encarar a produção como um negócio, de fato”, disse Gleiciane Pimental, consultora do Sebrae.

Hoje, 53 famílias vivem na área da Fazenda Palacete, local indicado pelos próprios produtores rurais para a construção da Vila da Terra. Muitos demonstraram interesse em participar do projeto de empreendedorismo.

“Eu quero aprender de tudo um pouco. E minha ideia é começar a fazer um negócio mais independente, porque hoje eu dependo de atravessadores para vender meus produtos. A minha expectativa é que estas oficinas me ajudem a fazer a comercialização direta, o que certamente aumentará o meu lucro”, disse Wagner Ivo da Silva, produtor rural da Vila da Terra.

A primeira oficina foi realizada na Escola Municipal João da Silva Ribeiro, em São João da Barra. E outras duas já estão previstas. A próxima deve discutir o tema seguridade social para o agricultor rural e a última contará com a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que falará sobre bovinocultura.

Produtores rurais.jpg

Vila da Terra
A Vila da Terra foi desenvolvida de acordo com os padrões do Banco Mundial, referência internacional em reassentamento. O espaço dispõe de condições de solo mais apropriadas ao cultivo agrícola e pecuário, o que fortalece a proposta de continuidade e ampliação da produtividade agropecuária dos produtores rurais reassentados.

Os moradores da vila ainda recebem apoio técnico e aprendem as formas adequadas de cultivo e manejo das árvores frutíferas e nativas que foram plantadas no local. Eles recebem dicas de como aperfeiçoar as lavouras, com técnicas simples, baratas e desenvolvidas especialmente para o tipo de solo e de água da região.