Imprensa

Porto do Açu promove Semana do Meio Ambiente

Tema deste ano é “Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”

5 de junho de 2017

O Porto do Açu deu início, hoje, a uma série de ações pela Semana do Meio Ambiente, com atividades dentro e fora do empreendimento. O tema, desta vez, é o proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o ano de 2017: “Turismo Sustentável para o Desenvolvimento”, que tem como objetivo fazer as pessoas refletirem sobre o potencial turístico do seu entorno e sobre a importância de tornar a indústria do turismo sustentável.

“Nós levantamos com frequência o tema sustentabilidade dentro do Porto, mas é muito positivo termos uma semana inteira para nos dedicarmos ao assunto. A ideia é compartilhar conhecimento dentro do tema proposto pela ONU e também divulgar informações dos nossos monitoramentos e estudos ambientais. Vamos dividir as nossas experiências tanto com a comunidade, envolvendo estudantes da região, quanto com nossos colaboradores, que terão a oportunidade de acompanhar mais de perto o trabalho desenvolvido pela nossa área”, disse João Teixeira, gerente de Meio Ambiente do Porto do Açu.

A programação da Semana do Meio Ambiente inclui visitas de universitários da região ao Porto, que vão percorrer as principais instalações do Complexo Portuário e serão inteirados das ações ambientais realizadas pelo empreendimento. As unidades de ensino da rede municipal também serão inseridas, com oficinas de compostagem e plantio de mudas da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Caruara, realizado pelo Porto dentro das instituições. O espaço público também receberá mudas produzidas no viveiro florestal mantido pelo Porto. A ação será realizada em parceria com a prefeitura de São João da Barra.

Ainda ao longo de toda a Semana, colaboradores do Porto receberão palestras sobre meio ambiente, espécies ameaçadas de extinção e a importância das lagoas costeiras para o turismo sustentável. Também serão temas de debate programas desenvolvidos pelo empreendimento, como o Monitoramento de Tartarugas Marinhas.