Imprensa

Porto do Açu realiza palestras sobre prevenção a incêndios florestais em escolas de São João da Barra

Ação de educação ambiental vai atingir cerca de 300 alunos da rede pública

14 de setembro de 2016

O Porto do Açu realiza, esta semana, uma série de palestras em escolas da rede pública de São João da Barra, como parte da Campanha de Prevenção a Incêndios Florestais, promovida pela área de Sustentabilidade do empreendimento. Até a próxima sexta-feira, cerca de 300 alunos, de cinco escolas da região, receberão informações sobre o tema para ajudarem no trabalho de conscientização da comunidade.

A campanha ainda inclui blitzen educativas nas estradas de acesso ao Porto, veiculação de informações nas rádios locais, distribuição de panfletos e cartazes, e outdoors instalados em pontos estratégicos. Para Daniel Nascimento, analista de Meio Ambiente do Porto do Açu, esta parte do projeto voltada para os estudantes é fundamental, já que eles atuam como disseminadores do trabalho de prevenção.

Prevenção a incêndios 1.jpg

Prevenção a incêndios 2.jpg

“É muito importante dividir com as crianças e jovens a nossa preocupação com os incêndios florestais que têm ocorrido aqui na região e, principalmente, as medidas preventivas, que podem partir de cada um de nós. Os estudantes podem ser os grandes multiplicadores deste tema. Conversando com eles, estamos atingindo um universo bem maior”, explicou Daniel.

A primeira unidade a receber a equipe do Porto foi a Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, no Açu. Cerca de 70 alunos participaram da palestra. Os estudantes foram informados sobre os tipos de incêndios, suas principais causas e consequências e, principalmente, as medidas para minimizar este grave impacto ambiental. Eles também aprenderam que a incidência de incêndios florestais é maior durante os meses de agosto a outubro, devido às altas temperaturas, ao baixo índice de chuva e aos fortes ventos, que ajudam a propagar as chamas.

“A prática fora de sala de aula funciona muito bem, porque atrai a atenção das turmas. Sem dúvida, aprender sobre um tema já discutido em sala com gente que entende do assunto também é uma experiência curiosa para os alunos. Tenho certeza que eles saíram da palestra conscientizados da importância do trabalho de prevenção quando o assunto são incêndios florestais”, disse Alcy Gomes Barreto Viana, diretor do colégio.

A campanha segue até o final de setembro para alertar a população de Campos e São João da Barra para a questão dos incêndios florestais. Caso identifique um foco de incêndio, o morador deve ligar o para o Corpo de Bombeiros (193) ou, se estiver em área próxima ao Porto do Açu, entrar em contato com a Brigada de Incêndio do Porto, pelo telefone (22) 98123-5555.