Imprensa

Porto do Açu realiza plantio simbólico de aroeira em comemoração ao Dia da Árvore, na comunidade do Açu

40 mudas do viveiro da empresa foram doadas na atividade voluntária

21 de setembro de 2018

Neste Dia da Árvore, comemorado em todo o Brasil, a Porto do Açu realizou o plantio de uma muda de aroeira, junto à comunidade do Açu, em São João da Barra. A atividade aconteceu no espaço público, próximo ao posto de saúde da localidade, e teve o objetivo de sensibilizar a população para a importância da preservação do verde e da adoção de boas práticas ambientais. Na ação, ainda foram distribuídas para os participantes outras 40 mudas de aroeira e araçá, espécies do ecossistema de restinga, típico da região, e que é alvo de trabalhos de restauração permanente pela Porto do Açu. A iniciativa simbólica faz parte das ações do Programa de Voluntariado da empresa, o AbrAÇU, que envolve os colaboradores e a comunidade local.

Para a coordenadora de Responsabilidade Social da Porto do Açu, Izabel Sousa, a ação é uma forma de alertar a comunidade para a necessidade de proteger o Meio Ambiente: “Além de estimular a conscientização ambiental da comunidade, queremos também incentivar a conservação do verde no espaço urbano. A nossa ideia é despertar em cada um o sentimento de cuidado pelo ambiente que nos cerca”, afirmou.

As mudas utilizadas na atividade são do viveiro desenvolvido pela Porto do Açu, que tem capacidade de produzir até 500 mil mudas por ano, com a finalidade principal de abastecer as áreas de restinga sob responsabilidade da empresa, incluindo a Reserva Particular do Patrimônio Natural Caruara, criada e mantida voluntariamente pela Porto do Açu. A RPPN Caruara, que é a maior unidade de conservação privada de restinga do país, com aproximadamente 4 mil hectares, representa cerca da metade de todas as RPPNs criadas e protegidas pelo Estado.

Recentemente, a unidade de conservação alcançou a marca de um milhão de mudas produzidas e plantadas, incluindo algumas espécies encontradas na lista da flora brasileira ameaçada de extinção.