Porto do Açu recebe 1º navio de bauxita - Porto do Açu

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Porto do Açu recebe 1º navio de bauxita

Esta 1º operação do T-MULT, que começou a receber bauxita no final de julho, é um embarque teste.

O
Porto do Açu recebeu no último sábado (12) o 1º navio no T-MULT (Terminal
Multicargas do empreendimento). O navio Turquoise Ocean, da Libéria, é do tipo
handymax e será carregado com 30 mil toneladas de bauxita. O produto, que é da
empresa Votorantim Metais, está sendo extraído da sua unidade de Miraí-MG e
será exportado para a China.

“Este é um marco histórico para o Porto do Açu, com a criação de uma nova
alternativa para escoamento de granéis sólidos minerais e carga geral. Com a
operação do T-MULT nos tornamos a principal alternativa para o mercado do norte
fluminense, além de sermos muito competitivos para cargas do Espírito Santo e
Minas Gerais. É um novo porto de carga geral no Rio de Janeiro”, destaca
Eduardo Parente, presidente da Prumo.

Esta 1º operação do T-MULT, que começou a receber bauxita no final de julho, é
um embarque teste, onde serão ajustados os tempos da operação e dos
equipamentos.

O contrato com a Votorantim prevê a movimentação de 300 mil toneladas por ano
de bauxita e coque. No total, o TMULT deve movimentar 2 milhões de toneladas de
bauxita por ano.

Além da bauxita e do coque, a previsão é que o T-MULT também movimente outros
produtos, como carvão, clinquer, fertilizantes e rochas ornamentais, além de
contêiner e veículos.

T-MULT

Com 2 berços instalados em 500 metros de cais, o TMULT tem capacidade para
movimentação de 4 milhões de toneladas por ano (entre granéis sólidos e carga
geral). Com 14,5 metros de profundidade, o terminal pode receber navios
Panamax.

O TMULT conta com 3 pátios com capacidade estática de armazenamento superior a
100 mil toneladas de granéis sólidos e 20 mil toneladas de carga geral. No
terminal serão instalados 2 guindastes MHC, 2 empilhadeiras de pátio, 2 moegas
rodoviárias com capacidade nominal de 360 toneladas por hora cada e 2 balanças
rodoviárias.

A previsão é que a capacidade de embarque inicial do terminal seja de 13 mil
toneladas/dia, e a capacidade de desembarque de 10 mil toneladas/dia.

Com possibilidade de expansão para 1.200 metros de cais, o TMULT também irá
operar contêineres e veículos, além de contar com acesso ferroviário no futuro.