A Prumo
Logística divulgou hoje que o Porto do Açu recebeu R$ 1,4 bilhão em
investimentos em 2013. Deste total, R$ 820,1 milhões (R$ 1,038 bilhão incluindo
juros capitalizados) foram aplicados no T2 (terminal onshore) e adequação do
quebra-mar do T1 (terminal offshore) para movimentação de petróleo. Outros R$
642,1 milhões (R$ 743,1 milhões contabilizando juros capitalizados) foram
aplicados no desenvolvimento do projeto de minério de ferro.
Para
2014, a companhia prevê que sejam realizados investimentos de R$ 1,9 bilhão no
empreendimento. Destes, R$ 1,494 bilhão serão aplicados no desenvolvimento do
Terminal 2, como finalização do canal, construção de linha de transmissão,
construção do quebra-mar, desenvolvimento do Terminal Multicargas (TMULT),
dragagem dos terminais e adequação do quebra-mar do T1 para movimentação de
petróleo. O restante será investido no desenvolvimento do projeto de minério de
ferro.
Os dados
constam da divulgação dos resultados de 2013 e confirmam a retomada do ritmo
das obras do porto, que tem início de operação previsto para junho deste ano.
No
relatório, a empresa informa também que de 2007 a 2013 foram investidos R$ 5,2
bilhões no empreendimento, contabilizando os juros capitalizados. Deste
montante, R$ 2,6 bilhões foram investidos pela LLX Açu (subsidiária da Prumo
Logística) e o restante pela LLX Minas-Rio (parceria entre a Anglo American e a
Prumo) e pela Anglo American.
“Neste
ano a Prumo sai da fase pré-operacional e inicia efetivamente a operação do
Porto do Açu. Queremos iniciar as nossas atividades e prestar serviços aos
nossos clientes com eficiência e segurança. Ao longo deste ano, o foco será na
atração de novos clientes e na maximização de valor dos principais negócios
hoje existentes no Porto do Açu. A atual administração e todos os colaboradores
estão extremamente motivados e unidos com um único objetivo: entregar para o
país uma alternativa eficiente e de ponta para melhorar a infraestrutura do
Brasil”, destacou Eduardo Parente, presidente da Prumo.
Destaques
2013
Entre os
destaques de 2013 estão a obtenção de Licença de Instalação do INEA para
InterMoor para a instalação de uma unidade que oferecerá apoio logístico e
serviços especializados à indústria de óleo e gás; a assinatura de um contrato
com a BP para a constituição de uma joint venture com o objetivo de importar,
exportar, vender e distribuir combustíveis marítimos e a assinatura de contrato
com a Wartsila para aluguel de área no canal do T2.
O ano de
2013 também se destacou no aspecto financeiro. A Prumo assinou com BNDES a
renovação do empréstimo-ponte firmado em fevereiro de 2012 no valor de R$ 518
milhões. Os recursos já desembolsados foram utilizados para financiar as obras
do aterro hidráulico, dragagem e construção do quebra-mar. Em dezembro foi
concluído o processo de aumento de capital na qual o grupo americano se tornou
o novo controlador da Prumo com participação de 52,8% do total de ações da Companhia.
No mesmo mês, também foi realizada a mudança de nome da empresa, que passou a
se chamar Prumo Logística.
Resultados
Em 2013,
a Prumo apresentou uma receita líquida de R$ 56 milhões, referente ao aluguel
de área a seus clientes Technip, NOV, Intermoor, Wartsila, OSX e ENEVA. As
despesas administrativas somaram R$ 152,2 milhões contra R$ 165,6 milhões
registrados em 2012. O resultado financeiro líquido consolidado de 2013 foi R$
4,6 milhões. As despesas financeiras somaram R$ 83,1 milhões, compostas
principalmente de despesas com pagamentos de juros relativos a empréstimos
bancários.
A Prumo
terminou o quarto trimestre com um saldo em caixa de R$ 928,4 milhões. Os
financiamentos da companhia no período somaram R$ 2,25 bilhões, considerando
principal e juros. Em 2013, conforme previsto por ser uma companhia
pré-operacional, a Prumo registrou prejuízo líquido de R$ 135,8 milhões.