Porto do Açu se prepara para entrar em fase operacional - Porto do Açu

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Porto do Açu se prepara para entrar em fase operacional

Empreendimento recebeu R$ 483,3 milhões no 2º trimestre de 2014

A Prumo
divulgou hoje (13), os resultados do 2º trimestre deste ano. De abril a junho,
o Porto do Açu recebeu investimentos de R$ 483,3 milhões (não incluindo juros
capitalizados). Desde o início da construção, em 2007, até junho deste ano, já
foram aplicados R$ 5,5 bilhões no empreendimento (não incluindo juros
capitalizados). Destes, R$ 2,5 bilhões foram investidos pela Anglo American e
pela Ferroport (antiga LLX Minas-Rio) e R$ 3 bilhões pela Prumo.

“Com as
obras de construção da infraestrutura do Porto do Açu entrando na sua fase
final, o porto se torna uma realidade e os esforços passam a se concentrar na
preparação para o início da sua fase operacional. No canal do Terminal 2, a
área operacional aguarda as últimas autorizações para começar a gerenciar a
entrada e saída de navios de clientes. Estamos muito animados com as
perspectivas para este ano e muito atentos para que, tanto a desmobilização das
principais frentes de obra, quanto o início das operações portuárias aconteçam
dentro da normalidade, mas principalmente com segurança para os nossos
colaboradores e fornecedores”, destaca Eduardo Parente, presidente da Prumo.

Entre os
principais destaques do trimestre, estão as assinaturas de dois grandes
contratos. Um com a Edison Chouest, empresa líder no segmento marítimo, para
implantação de uma base de apoio offshore e um estaleiro de reparos navais para
suas próprias embarcações. E outro com a NFX, JV constituída 50% pela Prumo e
50% pela BP, para ocupação de uma área de 215.079 m² na entrada do canal do
Terminal 2.

Investimentos

Do total
de R$ 483,3 milhões investidos no 2º trimestre deste ano, R$ 208,1
milhões (não incluindo juros capitalizados) foram aplicados pela Ferroport
(joint venture formada 50% pela Prumo e 50% pela Anglo American), responsável
pelo desenvolvimento do Terminal de minério de ferro do Porto. O montante foi
investido na construção do quebra-mar, dragagem, gestão fundiária e meio
ambiente, entre outros. Também foram investidos R$ 1,3 milhão na montagem da
rede de energia elétrica da Linha de Transmissão de 138 kV que conecta a
subestação de Campos ao Porto do Açu.

Já a
Prumo aplicou R$ 307,5 milhões na construção do Terminal 2 (T2) e na construção
do quebra-mar do Terminal 1 (T1), e infraestrutura do Porto do Açu. Os valores
foram investidos na construção do canal, quebra-mar, construção de cais do
Terminal Multicargas (TMULT) e de nossos clientes. Além disso, as obras para implantação
da Linha de Transmissão de 345 kV, que conectará o Porto do Açu ao Sistema
Interligado Nacional, consumiram R$ 22,9 milhões no trimestre. Houve ainda
investimentos em projetos de engenharia e gerenciamento de obras, gestão
fundiária, segurança patrimonial e operação, despesas administrativas,
sustentabilidade e pavimentação e manutenção de estradas.

Resultado trimestral

No 1º
trimestre, a Prumo apresentou uma receita líquida de R$ 19,4 milhões. O
incremento, se comparado ao mesmo período do ano passado, refere-se
principalmente aos novos contratos com a Edison Chouest e a NFX. As despesas
administrativas foram de R$ 30,2 milhões e ficaram em linha com o verificado no
2º trimestre do ano passado. O resultado financeiro líquido do período foi R$ 27,1
milhões e o lucro líquido no trimestre foi de R$ 2,1 milhões.

A Prumo
terminou o 2º trimestre de 2014 com um saldo em caixa e equivalentes de R$
310,3 milhões e com endividamento de R$ 2,52 bilhões incluindo os juros e
atualização monetária.

Porto do Açu

Com 17 km
de píeres, que poderão receber até 47 embarcações simultaneamente, o Porto do
Açu está em construção em São João da Barra, no norte fluminense. Com área de
90 km², o empreendimento é formado pelo Terminal 1 (T1 – offshore) e pelo
Terminal 2 (T2 – onshore).

O T1 é
composto por uma ponte de acesso com 3 quilômetros de extensão, píer de
rebocadores, 9 píeres para movimentação de minério de ferro e petróleo, canal
de acesso e bacia de evolução. No terminal de minério de ferro do Porto do Açu,
as obras contam com 80% de avanço. O quebra-mar também está em fase final de
implantação. Além disso, já estão em fase final de testes, a filtragem e
os equipamentos de pátio que farão o empilhamento, recuperação e o carregador
de navios para o embarque de minério de ferro. O 1º embarque de minério no
Porto do Açu está previsto para o final deste ano.

O T2 está
sendo instalado no entorno de um canal para navegação, que já conta com 6,5 km
de extensão, 300 metros de largura e profundidade atual de, pelo menos, 10
metros em toda sua extensão (chegando, na sua maior profundidade, a 14,5
metros). No local estão em andamento às obras para construção do canal de
acesso, bacia de evolução, construção dos blocos de concreto que serão
utilizados no quebra-mar e a implantação da linha de transmissão. Com mais de
13 quilômetros de cais, o T2 irá movimentar ferro gusa, carga de projetos,
carvão mineral, veículos, granéis líquidos e sólidos, carga geral e petróleo.

Com
características únicas, como grande profundidade, localização estratégica e
infraestrutura eficiente, o Porto do Açu se apresenta como a principal solução
para a instalação de empresas do setor de O&G. No Porto poderão ser
instaladas bases para movimentação e tratamento do petróleo, base de apoio para
as operações offshore de E&P e área dedicada à indústria de Petróleo e Gás.