PORTO DO AÇU VENCE PRÊMIO LÍDERES DO RIO 2020 - Porto do Açu

Notícias

PORTO DO AÇU VENCE PRÊMIO LÍDERES DO RIO 2020

O Porto do Açu venceu o prêmio Líderes do Rio 2020 na categoria Solidariedade. Promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais), a premiação reconheceu o empreendimento portuário de São João da Barra (RJ) como a empresa que mais priorizou as ações socioeconômicas durante a pandemia no estado do Rio de Janeiro.

“É uma honra para o Açu receber este prêmio do Lide. Desde o início da Covid no país, procuramos expandir os nossos cuidados para além do perímetro portuário e reforçar o nosso papel socioeconômico por meio de ações efetivas, que ajudassem o coletivo, em diversas frentes. No Porto do Açu, tomamos todas as medidas necessárias guiadas pelas seguintes premissas: cuidar das pessoas, ajudar a comunidade, olhar para o empreendimento e estabelecer protocolos de saúde e prevenção para as operações que não podiam parar”, diz Eduardo Kantz, diretor de Sustentabilidade do Porto do Açu e líder do Comitê de Ações Humanitárias.

O comprometimento com as práticas ESG (governança, sustentabilidade e comunidade) está no DNA do Porto, que nasceu com a missão de desenvolver seus negócios em consonância com a comunidade e o meio ambiente. Ainda em março, quando eclodiu a propagação do vírus no país, foi criado o Comitê de Responsabilidade Social e Ações Humanitárias do Porto do Açu, formado pelas empresas Porto do Açu Operações, Ferroport, GNA e Açu Petróleo, com o objetivo de mitigar os efeitos da pandemia no Norte Fluminense.

O empreendimento portuário se empenhou em um pacote de solidariedade para as cidades de Campos e São João da Barra. A atuação social do Açu foi reforçada com o apoio ao Programa Dados do Bem – foco em pesquisas clínicas e monitoramento epidemiológico do Instituto D´OR -, com a doação em parceria com outras empresas de R$ 2,5 milhões para testagem da Covid-19 e coleta de dados para mapeamento e estatística via aplicativo gratuito.

Outras ações se concentraram na doação de 100 mil equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde; 12 mil máscaras de tecido para a população; recuperação/doação de ventiladores pulmonares e demais equipamentos médicos; e mais de sete toneladas de alimentos comprados de pequenos produtores locais e ofertados a instituições de caridade da região.

O Comitê participou, ainda, do projeto de financiamento coletivo “Salvando Vidas”, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A doação de R$ 400 mil para a Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra se traduz em um verdadeiro legado para melhoria da infraestrutura e da qualidade no atendimento do sistema de saúde do município.

O Açu também ocupou espaço relevante entre os mais relevantes portos internacionais, liderando a força-tarefa criada pelo IAPH (Associação Internacional e Portos) na disseminação das melhores práticas para prevenção de contágio em empreendimentos portuários. Foi desenvolvido o Guia Internacional para Portos de combate à Covid-19, com recomendações oficiais para os 174 Estados membros. As boas práticas do Porto do Açu também serviram para implementar soluções mundiais de mitigação de risco.