O Porto do Açu recebeu hoje (dia 14) a visita de representantes da Escola Municipal José Alves Barreto, localizada em Mato escuro, no 5º Distrito de São João da Barra. O grupo, formado por 29 pessoas – entre professores e funcionários, foi recebido pela equipe de Sustentabilidade da Prumo, e conheceu detalhes do empreendimento.
Além de visitar a área operacional do porto (T1 e T2 – terminais offshore e onshore, Terminal Multicargas, pátio de estocagem de minério de ferro e área de clientes, entre outros), o grupo também conheceu as iniciativas socioambientais desenvolvidas pela Prumo, como a criação da Reserva Particular de Patrimônio natural (RPPN) Fazenda Caruara.
“O dia de hoje, proporcionado pela Prumo Logística para os professores, equipe técnica e demais funcionários da E.M José Alves Barreto, só veio a fortalecer essa parceria instituída há muito tempo. Observar as transformações no Complexo e o seu funcionamento (que muito foi questionado se ocorreria de fato), nos enche de orgulho e esperança por um futuro melhor para o município e para as nossas crianças”, disse Cláudia Márcia Souza de Oliveira, diretora da escola.
Parceria
Desde o início do ano, a Prumo desenvolve um projeto de Educação Ambiental na Escola Municipal José Alves Barreto. O tema principal é Coletiva Seletiva, com ênfase nas embalagens de agrotóxico. Ele foi escolhido pelo fato da escola estar localizada em uma comunidade com práticas de agricultura familiar.
Durante o ano, foram abordados em palestras e discussões com os alunos os impactos negativos que a utilização inadequada do agrotóxico pode causar tanto para o meio ambiente quanto para a saúde em geral. Foram discutidos temas relacionados a reutilização, reaproveitamento e destinação adequada dos resíduos sólidos gerados pela comunidade.