O Programa Cozinha Brasil teve mais uma edição concluída, em São João da Barra, com a participação de mais de cem alunos. Neste último dia de curso, além de aprenderem a aproveitar os alimentos em sua totalidade, os inscritos também participaram de uma cerimônia para entrega dos certificados. Durante os três dias do programa, que chega a sua quinta edição no município, os alunos aprenderam a preparar receitas práticas, que incluem ingredientes que geralmente são desperdiçados, como cascas, sementes e talos de frutas e verduras. Eles também aprenderam a preparar refeições preservando o sabor e os nutrientes dos alimentos, sempre com foco na saúde e na melhoria da renda familiar. A ação é uma iniciativa da Ferroport (parceria entre a Prumo Logística e a Anglo American), empresa responsável pelo Terminal de Minério de Ferro do Porto do Açu, e do SESI, com apoio da prefeitura de São João da Barra.
Segundo Marcio Redivo, gerente de Sustentabilidade da Ferroport, mais de 30% dos alimentos costumam ser descartados pela população, no dia a dia, e o curso tem o poder de disseminar a cultura do “não-desperdício”. “É muito prazeroso para nós ver que a adesão ao Programa Cozinha Brasil só tem crescido. Isso mostra que estamos trazendo para a comunidade o conteúdo certo. A ideia é apresentar para os participantes uma alternativa de renda e, ao mesmo tempo, uma proposta de alimentação saudável”, disse.
IMG_3245.JPGOs alunos aprenderam receitas como quiche de casca de abóbora, pizza de talo de espinafre e bolo de banana com casca. Sucos nutritivos, como de maracujá combinado com beterraba também com casca, fizeram parte do menu do curso. A autônoma Rita Euzébio, que tem um buffet de festas na região, já tem ideia de como aplicar no trabalho as receitas que aprendeu. “Eu vou transformar a pizza de espinafre na “Pizza do Hulk” e vou criar uma outra, usando beterraba, para apelidar de “Pizza das Princesas”. Com as versões em verde e rosa, tenho certeza de que serão um sucesso nas festas infantis”, afirmou Rita.
Voltado para a população em geral, as turmas do programa são formadas por donas de casa, trabalhadores da indústria e comércio, autônomos e estudantes. Desta vez, o curso foi realizado nos Centros de Referência de Assistência Social de Barcelos e do 5º Distrito.
Para Cláudia Falcão, secretária de Assistência Social de São João da Barra, o programa é resultado de uma parceria que tem apresentado resultados muito positivos. “Nós estamos muito contentes em ver como tem funcionado a nossa parceria com a Ferroport e o Sesi. Conheço alunos de cursos passados que estão ganhando dinheiro com o que aprenderam com o Cozinha Brasil, contribuindo com a renda de suas famílias. O segredo, sem dúvida, é aproveitar esse conhecimento”, ressaltou.