Programa Cozinha Brasil tem mais uma edição concluída em São João da Barra - Porto do Açu

Notícias

Programa Cozinha Brasil tem mais uma edição concluída em São João da Barra

Curso do SESI que ensina o uso integral dos alimentos tem apoio da prefeitura e da Ferroport

No último dia do Programa Cozinha Brasil, realizado em São João da Barra, além dos alunos aprenderem a aproveitar os alimentos em sua totalidade, eles também participaram de uma cerimônia para entrega dos certificados. Durante os três dias do programa, que chega a sua quarta edição no município, os participantes aprenderam a preparar receitas fáceis, que incluem ingredientes que geralmente são desperdiçados, como cascas, sementes e talos de frutas e verduras. A ação é uma iniciativa do SESI, com apoio da prefeitura de São João da Barra e da Ferroport (parceria entre a Prumo Logística e a Anglo American), empresa responsável pela operação do Terminal de Minério de Ferro do Porto do Açu. Com esta edição, que contou com 75 inscritos, quase 400 pessoas no munícipio já foram capacitadas pelo programa.

“É com muita satisfação que chegamos ao final de mais uma edição do Cozinha Brasil, em São João da Barra. É muito gratificante poder trazer um conhecimento que só tem a contribuir com a renda destas famílias. Por isso, nós fazemos questão de apoiar este programa que tem dado tão certo e deveremos abrir mais uma turma, no segundo semestre deste ano”, adiantou Marcio Redivo, gerente de Sustentabilidade da Ferroport.

“Nós estamos muito felizes com esta parceria e reafirmamos o nosso compromisso com a comunidade sanjoanense. O nosso objetivo é mostrar para estas famílias que é possível manter o seu sustento, usando a criatividade ao aproveitar os alimentos. O programa ensina a evitarmos a cultura do desperdício”, afirmou Cláudia Falcão, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra.

Durante o curso, os participantes receberam treinamento teórico e prático, aprendendo a escolher os alimentos por seu valor nutritivo e a aproveitar integralmente cada um deles, reduzindo o desperdício. Os alunos também aprenderam a preparar as refeições preservando o sabor e os nutrientes dos alimentos, sempre com foco na melhoria da renda familiar. Dentre as receitas compartilhadas, estiveram bobó com a entrecasca do maracujá, suco de talos de couve e lima e bolo de laranja com casca, além de quiche de casca de abóbora e brigadeiro de batata doce também com casca.

“O bacana do programa é que ele quebra o preconceito que as pessoas têm com o uso integral dos alimentos. Nós mostramos na prática como inserir estes ingredientes no cardápio e as turmas se surpreendem ao provar as receitas. Elas ficam saborosas, de fato. Nós provamos que é possível se alimentar de forma saudável e econômica, no dia a dia”, disse Natalia Coelho, nutricionista do Programa Cozinha Brasil.

Voltado para a população em geral, as turmas do programa são formadas por donas de casa, trabalhadores da indústria e comércio, autônomos e estudantes. Uma das alunas desta última edição, a autônoma Iara Freitas, vende salgados, bolos e tortas e já sabe como vai aplicar os conhecimentos do curso nas receitas que produz. “Eu tenho uma demanda muito grande de clientes interessados em produtos mais saudáveis e os ensinamentos do curso vão me ajudar muito, neste sentido. Eu vou apostar em marmitas e salgados “fit”, para ampliar minhas vendas. E a mudança será positiva também para mim, que estou em busca de uma vida mais saudável“, afirmou Iara.