Imprensa

Programa de capacitação para jovens empreendedores promoveu encontro presencial de fomento ao empreendedorismo local

Programa de capacitação para jovens empreendedores promoveu encontro presencial de fomento ao empreendedorismo local O Juventude Empreendedora, promovido pelo Porto do Açu, tem o objetivo de estimular a geração de ideias e soluções para as questões regionais   Depois de quase três meses de capacitação virtual, os jovens empreendedores de…

6 de abril de 2022

Programa de capacitação para jovens empreendedores promoveu encontro presencial de fomento ao empreendedorismo local
O Juventude Empreendedora, promovido pelo Porto do Açu, tem o objetivo de estimular a geração de ideias e soluções para as questões regionais

 

Depois de quase três meses de capacitação virtual, os jovens empreendedores de São João da Barra e região, selecionados para o Juventude Empreendedora, participaram do primeiro encontro presencial do programa, promovido pela Porto do Açu e CIEDS em parceria com o SEBRAE, Microlins e a prefeitura de São João da Barra. A atividade, que foi realizada no Cine Teatro municipal em 02/04, reuniu o grupo para um bate-papo inspiracional e realização de dinâmicas estimulando a interação, a criatividade e a inovação dos pequenos empreendedores.

 

O Juventude Empreendedora está em linha com as ações de Sustentabilidade da Porto do Açu e com o compromisso da empresa de viabilizar o desenvolvimento da comunidade do entorno do complexo portuário. O programa tem como objetivo apoiar jovens empreendedores, inserindo-os num processo de formação no qual desenvolvem competências e habilidades para potencializar o impacto de suas ideias e negócios no território em que estão inseridos.

 

“Como maior projeto de infraestrutura do Estado, entendemos que criar oportunidades para os jovens faz parte do nosso compromisso. O apoio ao Juventude Empreendedora é uma forma de viabilizar a inserção produtiva da juventude, contribuindo também para a geração de negócios sustentáveis na comunidade que nos cerca”, afirmou Wanderson Sousa, gerente de Relacionamento com a Comunidade da Porto do Açu Operações.

 

Através de uma formação de 8 meses, o programa capacita os jovens para que possam administrar seus negócios, gerando opção viável de renda e de impacto social. Nesta primeira edição em São João da Barra, o programa contou com mais de 200 inscritos e 50 empreendedores selecionados, que estão em qualificação no modelo híbrido. Ao final, ainda terão a oportunidade de ingressar na rede do Juventude Empreendedora, com formação continuada e networking com outros empreendedores do Estado do Rio de Janeiro.

 

Sobre o Juventude Empreendedora
O programa é reconhecido como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil e iniciou suas atividades em 2017, desde então já recebeu mais de 2.600 inscrições e capacitou 300 jovens empreendedores. Ao longo dos 4 anos de iniciativa, foram investidos mais de 200 mil reais em negócios. Em 2022, através da união do CIEDS e da Porto do Açu, o programa está sendo realizado para impactar e mudar a vida de jovens
de São João da Barra e região.