Projeto “Feira no Porto” completa um ano, com 7 mil quilos de alimentos comercializados - Porto do Açu

Notícias

Projeto “Feira no Porto” completa um ano, com 7 mil quilos de alimentos comercializados

Produtores rurais da Vila da Terra realizaram um total de 50 feiras no Porto do Açu

O projeto “Feira no Porto”, idealizado e desenvolvido pela Porto do Açu, completa um ano, celebrando um total de 50 feiras realizadas dentro do empreendimento, em São João da Barra. Ao longo deste período, mais de 7 mil quilos de alimentos foram comercializados pelos feirantes, com geração de renda de aproximadamente 60 mil reais.

A feira, que acontece toda quarta-feira na Porto do Açu, reúne produtores rurais do reassentamento Vila da Terra, que expõem e vendem seus produtos na área de vivência da empresa. A ideia é que os pequenos agricultores possam incrementar o orçamento familiar e, ao mesmo tempo, os colaboradores consigam adquirir produtos de melhor preço e qualidade.

Para a coordenadora de Responsabilidade Social da Porto do Açu, Izabel Sousa, os números do monitoramento de um ano de feira comprovam o sucesso do projeto: “Estamos muito satisfeitos com os resultados apresentados pela Feira no Porto. Além de fortalecer a integração entre o empreendimento e a comunidade do entorno, ela também incentiva a valorização da agricultura local. O projeto deu tão certo que outras empresas instaladas no Complexo já estão se organizando para promover o dia de feira também em suas dependências”, adiantou.

IMG_7928.JPGA comemoração do aniversário da feira contou com bolo, balões e agradecimentos, como o do presidente da associação dos produtores rurais da Vila da Terra, Seu Manoel Toledo: “Pelo semblante dos feirantes dá para perceber que todos estão muito satisfeitos. A gente agradece muito à Porto do Açu pela oportunidade e também aos nossos clientes, que hoje, depois de um ano de feira, viraram amigos”, afirmou.

Nos dias de feira, os feirantes usam camisas e aventais que foram confeccionados especialmente para o projeto pela Costurarte, uma cooperativa formada por costureiras de São João da Barra e também apoiada pela empresa. Há ainda, a disponibilização de bolsas retornáveis confeccionadas com uniformes usados e que são reaproveitados para que os colaboradores façam suas compras da semana. A estrutura da feira também foi pensada e montada com materiais reutilizados, como pallets e carretéis, seguindo assim a orientação de uso sustentável dos recursos.

Vila da Terra

A Vila da Terra é uma área de cerca de mil hectares, destinada a 53 famílias que foram reassentadas para a criação do Distrito Industrial de São João da Barra. O espaço foi desenvolvido de acordo com os padrões do Banco Mundial, referência internacional em reassentamento. O programa é desenvolvido pelo Porto, em parceria com a prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Rio de Janeiro (CODIN).

Os moradores do reassentamento ainda recebem apoio técnico e aprendem formas adequadas de cultivo e manejo das árvores frutíferas e nativas que foram plantadas no local. Eles recebem instruções de como aperfeiçoar as lavouras, com técnicas simples, baratas e desenvolvidas especialmente para o tipo de solo e de água da região.