Início » Projetos Renováveis
Estamos prontos para combinar energia renovável, produção de hidrogênio renovável e de baixo carbono e consumo industrial no mesmo lugar. Além disso, o Porto do Açu possui gás disponível via GNL e está desenvolvendo uma conexão à rede nacional de gás no Brasil, utilizando o gás natural – como combustível de transição – como fonte confiável de energia para a industrialização do porto. Essa combinação de gás natural, energia renovável e hidrogênio faz do Porto do Açu O Porto da transição energética do Brasil.
A estratégia do Porto de Açu visa acelerar a descarbonização das cadeias de valor hard-to-abate, tais como as indústrias siderúrgica, química e cimenteira, responsáveis por cerca de 90% das emissões mundiais de gases de efeito de estufa.
A energia renovável e o desenvolvimento do H2 renovável e de baixo carbono estarão disponíveis para o consumo das novas indústrias do Açu, incluindo a indústria de fertilizantes, subprodutos químicos do hidrogênio e uma planta de briquete de ferro (HBI) para o setor siderúrgico.
Hidrogênio Renovável e de Baixo Carbono
Eólica Offshore
Planta de Energia Solar
Biomassa, Biogás e Biometano
O Porto do Açu é uma plataforma para acelerar projetos de hidrogênio, pronto para unir energia renovável, produção de hidrogênio e consumo industrial. O porto é o maior empreendimento porto-indústria do Brasil, estrategicamente posicionado na maior região consumidora de energia do país, e oferece um modelo de negócios resiliente, que combina demanda industrial local e capacidade de exportação.
O porto também oferece água abundante de múltiplas fontes (incluindo reúso industrial), infraestrutura de exportação de alta profundidade, conexão com o Sistema Interligado Nacional (SNI) e o desenvolvimento de projetos renováveis on-grid e off-grid.
O Açu está localizado próximo a uma das melhores regiões de potencial eólico offshore do Brasil e e pode se beneficiar das sinergias com a logística existente para o setor de O&G.
Além disso, o Porto tem a ambição de se tornar um centro de fabricação e montagem para a cadeia de valor de eólica offshore, atraindo players de turbinas eólicas, pás e cabos. Nossa ambição é combinar logística integrada e ser a escolha para hub operacional e de manutenção com custos mais competitivos, com logística inbound e outbound mais eficiente para o segmento de Eólica Offshore.
O Porto está na menor distância da demanda de energia (região Sudeste do Brasil) e possui uma infraestrutura de linha de transmissão existente conectando o porto ao sistema elétrico nacional (SIN).
O Porto do Açu está avaliando o desenvolvimento de usina solar fotovoltaica dentro do porto para atender as indústrias existentes e futuras.
O parque solar fotovoltaico terá uma área de 3,8 km² (387 hectares), próximo a subestação e linhas de transmissão e já possui registro de outorga com desconto na taxa de transmissão da agência reguladora (Aneel). Com 220Mwp de potência instalada e 405.420 módulos fotovoltaicos, o parque solar gerará capacidade de energia suficiente para atender 191.000 residências. O COD é esperado para o quarto trimestre de 2026.
A biomassa é uma fonte de energia neutra em carbono que pode ser usada como um substituto dos combustíveis fósseis tradicionais. Também pode ser usado para gerar biogás, mais limpo que o gás natural, e biometano, um biocombustível que pode substituir o diesel para transporte pesado.
O Porto do Açu está localizado em uma região com grande potencial agrícola, possibilitando o desenvolvimento de biomassa e biogás a partir de diversas fontes, como cana-de-açúcar, dejetos de animais e capim-elefante.
Além disso, há aproximadamente 300.000 ha de área degradada para reflorestamento em um raio de 150 km do Açu, o que possibilita a produção de até 10 Mtons/ano de biomassa de madeira para ser usado como insumo na indústria siderúrgica verde, por exemplo.
Contate nossos especialistas:
marcus.ricchezza@prumologistica.com.br
ezequiel.zago@prumologistica.com.br
tallita.franklin@portodoacu.com.br