A Prumo Logística, empresa que desenvolve e opera o Porto do Açu, divulgou ontem ao mercado a assinatura de contrato com a Euro Urbanismo para o desenvolvimento de um Centro de Conveniência no Complexo Portuário do Açu. O projeto, que prevê investimentos de R$ 2 milhões, contará com salas comerciais e lojas e um centro médico. A divulgação é sequência de uma parceria entre as empresas, anunciada em outubro do ano passado.
O Centro contará com 8 mil m² de área total, sendo 2 mil m² de área bruta locável, e atende à demanda das empresas e dos trabalhadores do Complexo Industrial. Entre os serviços que poderão ser prestados no local estão restaurantes e bancos, além de escritórios para agentes marítimos, contadores, outros prestadores de serviços, entre outros.
“O Centro de Conveniência, além de suprir a demanda atual e futura dos trabalhadores e empresas do complexo, também irá gerar emprego e impostos para o município”, disse Fernando Schuffner, diretor comercial do Porto do Açu. Cerca de 500 empregos devem ser gerados pelas empresas que se instalarem no local.
“O desenvolvimento do Complexo Portuário do Açu tem atraído cada vez mais empresas para a região, e é imprescindível que os serviços estejam mais próximos do empreendimento. O Centro de Conveniência vai suportar este crescimento”, disse Maurício Fonseca, diretor da Euro Urbanismo. A empresa participa do desenvolvimento do Centro em parceria com um grupo de investidores, incluindo empresários de Campos dos Goytacazes.
A previsão é que as obras do Centro sejam iniciadas no segundo semestre deste ano e a operação aconteça em 2018.
Sobre a Euro Urbanismo
A Euro Engenharia e Urbanismo iniciou suas atividades desenvolvendo projetos residenciais verticais e, ao longo de quase 20 anos, ampliou sua área de atuação, desenvolvendo projetos comerciais e residenciais horizontais. A empresa atua em diversas frentes no desenvolvimento de um projeto: realiza estudo de mercado, desenvolve produto (projeto civil e urbanístico), atua na aprovação desses projetos juntos aos órgãos públicos, planeja o lançamento ao mercado e atua até a conclusão do empreendimento.
A Euro está presente em diversos estados, com diversos tipos de empreendimentos, destacando condomínios residenciais verticais no estado do Paraná, condomínios residenciais horizontais nos estados do Mato Grosso e Espírito Santo, projetos comerciais (shopping e hotel) no estado do Mato Grosso e Brasília.
Sobre o Porto do Açu
O Porto do Açu, localizado em São João da Barra (RJ), conta com 90 km², divididos em dois terminais: o Terminal 1 (T1 – terminal offshore) e o Terminal 2 (T2 – terminal onshore), além de área para a instalação de unidades de empresas dos setores marítimo e industrial.
O T1 é dedicado à movimentação de minério de ferro e petróleo, com berços construídos em 3 km de cais. Em operação desde outubro de 2014, o terminal movimenta minério de ferro para a Anglo American (que opera em Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais) e já movimentou mais de 28 milhões de toneladas do produto. A Prumo e a Anglo American possuem uma joint venture, chamada Ferroport, que é formada 50% por cada companhia. No T1, também está localizado o Terminal de Petróleo (T-OIL), já em operação e que possui capacidade para movimentar 1,2 milhão de barris de petróleo por dia.
O T2 é um terminal no entorno de um canal para navegação com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e até 14,5 metros de profundidade. As empresas TechnipFMC, NOV, InterMoor, Wartsila, Edison Chouest e BP Prumo (parceria da Prumo com a BP, e que comercializa combustível marítimo) já estão operando suas unidades no terminal.