A Prumo Logística iniciou ontem (26) operação de aumento de capital da companhia no valor mínimo de R$ 495.099.711,84 e máximo de R$ 740.699.191,92, com ações a serem emitidas a R$ 6,69 por ação. No total serão emitidas no mínimo 74.005.936 e, no máximo, 110.717.368 novas ações ordinárias, nominativas e sem valor nominal de emissão da Companhia.
O objetivo da operação é a redução dos níveis de endividamento da empresa e fortalecer a estrutura de capital da companhia, reforçando o seu caixa para fazer frente a necessidades de capital de médio e longo prazo para o desenvolvimento de suas atividades.
Operação
O valor das novas ações que serão emitidas foi fixado em R$ 6,69/ação e foi definido de acordo com a média ponderada da cotação nos pregões realizados entre 26 de maio e 25 de julho de 2016 (período de 60 dias anteriores à realização da Reunião do Conselho de Administração). Poderão participar da operação todos os acionistas da companhia na data de 29 de julho.
Está garantido aos atuais acionistas, na forma do art. 171 da Lei nº 6.404/76, o direito de preferência para participação no aumento de capital. Ele poderá ser exercido a partir de 01 de agosto de 2016 (inclusive), por 30 dias corridos.
Depois do período de subscrição, caso haja sobras, a companhia realizará períodos adicionais de subscrição, em que o acionista que manifestou interesse em subscrevê-las poderá participar.
Porto do Açu
O Porto do Açu, localizado em São João da Barra (RJ), conta com 90 km², divididos em dois terminais: o Terminal 1 (T1 – terminal offshore) e o Terminal 2 (T2 – terminal onshore), além de área para a instalação de unidades de empresas dos setores marítimo e industrial.
O T1 é dedicado à movimentação de minério de ferro e petróleo, com berços construídos em 3 km de cais. Em operação desde outubro de 2014, o terminal já recebeu mais de 100 navios de minério de ferro para a Anglo American (que opera em Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais) e movimentou mais de 13 milhões de toneladas deste produto. A Prumo e a Anglo American possuem uma joint venture, chamada Ferroport, que é formada 50% por cada companhia. No T1, também está localizado o Terminal de Petróleo (T-OIL), que possui capacidade para movimentar 1,2 milhão de barris de petróleo por dia e que inicia neste mês o comissionamento de carga.
O T2 é um terminal no entorno de um canal para navegação com 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e até 14,5 metros de profundidade. As empresas Technip, NOV, InterMoor, Wartsila, Edison Chouest e BP-Prumo já estão operando suas unidades no terminal.
Somando o investimento realizado desde 2007, já foram aplicados R$ 13 bilhões no empreendimento. Deste montante, R$ 6,4 bilhões foram investidos pela Porto do Açu Operações (subsidiária da Prumo Logística), e R$ 3,7 bilhões pela Ferroport e pela Anglo American. O restante foi investido pelos clientes em seus terminais.