Prumo participa do Prêmio Benchmarking 2014 - Porto do Açu

Notícias

Prumo participa do Prêmio Benchmarking 2014

A Prumo participou ontem do prêmio Benchmarking Brasil, reconhecido como um dos principais selos de sustentabilidade que destaca as melhores práticas de gestão socioambiental no país.

A Prumo participou ontem do prêmio Benchmarking Brasil, reconhecido como um dos principais selos de sustentabilidade que destaca as melhores práticas de gestão socioambiental no país. A empresa ficou em 11º lugar com a apresentação do programa de reassentamento rural Vila da Terra, construída na Fazenda Palacete, em São João da Barra (RJ), onde a Prumo constrói o Porto do Açu.

A Vila da Terra atende as famílias (elegíveis ao programa) desapropriadas pelo Governo Estadual do Rio de Janeiro para construção do Distrito Industrial de São João da Barra – em desenvolvimento pela CODIN (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro).

O prêmio, entregue em São Paulo, certifica iniciativas ambientais desenvolvidas por empresas dos diversos segmentos do Brasil. Na edição deste ano, a Prumo concorreu com outras 31 empresas, como Ambev, Braskem e Gerdau.

A comissão técnica, composta por 15 especialistas de seis diferentes países, avalia os projetos pela qualidade e benefícios ao meio ambiente natural e social. Na edição do ano passado, a Prumo concorreu ao prêmio com dois cases: o Plano de investimento Social da Agricultura Familiar, que obteve o 3º lugar, e a Implantação e Manejo da RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) Fazenda Caruara que ficou com a 9ª colocação. Ambas as ações são desenvolvidas no município de São João da Barra e estimulam o uso sustentável dos recursos naturais, melhoram a qualidade de vida das comunidades no campo e possibilitam a ampliação da produção dos agricultores.

Sobre a Vila da Terra

Atualmente 38 famílias moram na Vila da Terra, construída na Fazenda Palacete, em São João da Barra. Com área mínima de 2 hectares, cada propriedade conta com uma casa de até 109 m², com dois, três ou quatro quartos. Na média, os produtores elegíveis ao reassentamento dobram o tamanho de suas áreas. Todas as casas são equipadas com máquina de lavar, televisor, geladeira, fogão e computador, além dos móveis de sala, quartos e armários de cozinha.

Todas as propriedades são entregues preparadas para cultivo, com o solo tratado e adubado. Em parceria com a UFRRJ, a Prumo doou cerca de 130 mil mudas de 16 espécies diferentes, entre nativas e frutíferas. A iniciativa gera outra fonte de renda aos moradores da Vila da Terra, já que eles podem explorar comercialmente as árvores frutíferas.