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Prumo recebe aprovação do BNDES para concessão de financiamento de longo prazo

A Prumo divulgou que a Porto do Açu Operações S.A. (afiliada da companhia) recebeu carta com a aprovação definitiva da Diretoria do BNDES referente ao alongamento e alteração da estrutura de sua dívida de curto prazo.

29 de julho de 2015

Rio de Janeiro, 29 de julho de 2015 – A Prumo
divulgou hoje que a Porto do Açu Operações S.A. (afiliada da companhia)
recebeu carta com a aprovação definitiva da Diretoria do BNDES referente ao alongamento
e alteração da estrutura de sua dívida de curto prazo. O documento prevê a
extensão do período de carência e do vencimento da dívida para 18 anos.

A aprovação estabelece o financiamento de longo prazo de R$ 2,8 bilhões, dos
quais R$ 2,3 bilhões serão desembolsados no momento da assinatura do contrato.
Este montante será repassado pelos Bancos Santander e Bradesco e será
integralmente utilizado para a amortização dos empréstimos-ponte concedidos
anteriormente pelo banco. Os R$ 500 milhões restantes, destinados a
investimentos pára a conclusão da obra do porto, serão repassados por um
terceiro banco, ainda a ser definido. O prazo de financiamento será de 18 anos
(com vencimento em 2033), sendo 4 anos de carência e 14 anos de amortização. A
operação será concluída com a assinatura dos contratos.

A Prumo Logística possui uma dívida de R$ 3,3 bilhões. Deste total, R$ 2,3
bilhões são referentes a esta dívida de longo aprovada pelo BNDES e R$ 1 bilhão
com a emissão de debentures de longo prazo.

“Eliminar a diferença entre os nossos contratos de longo prazo e as nossas
obrigações de curto prazo, permitirá a Prumo prosseguir com o desenvolvimento
comercial e a atração de novos clientes para o Porto do Açu. Desde o
investimento do EIG e a reestruturação da companhia em 2013, conseguimos
transformar um projeto parcialmente construído em um complexo portuário
totalmente operacional, pronto para a instalação de empresas. Concluímos este
processo no prazo e dentro do orçamento previsto, permitindo o suporte financeiro
dos nossos credores, e estamos muito orgulhosos com esta conquista”, disse
Eugenio Figueiredo, CFO da Prumo.

Desde o início da operação do Porto do Açu no último ano, a Prumo assinou
importantes contratos comerciais e ampliou suas operações com o desenvolvimento
de novos terminais. Entre eles está a operação do Terminal de Petróleo (TOIL)
do Porto do Açu, prevista para o próximo ano com o transbordo de petróleo para
a BG.

Além disso, a empresa iniciou nesta semana a operação do Terminal Multicargas
(TMULT) com o contrato com a Votorantim Metais para a exportação de bauxita. O
terminal tem capacidade para movimentar 4 milhões de toneladas por ano de
granéis sólidos, contêineres e veículos e a Prumo está em negociação com outros
clientes âncoras.

A Edison Chouest (ECO) está desenvolvendo no Porto do Açu a maior base de apoio
offshore do mundo, para atender a um contrato já assinado com a Petrobras. A
previsão é que a unidade da ECO comece a operar no final deste ano,
possibilitando que o Porto do Açu atenda praticamente todas as empresas do
setor de O&G que operam atualmente ou estão à procura de novas operações no
Brasil.

As unidades da NOV, Technip e Wartsila já iniciaram suas operações no porto e
estão atualmente produzindo e entregando equipamentos para os projetos offshore
da Petrobras.

Além disso, a BP-Prumo (joint venture 50% Prumo e 50% BP) vai começar a
distribuição de combustível marítimo no Porto do Açu no início de 2016.

Estas operações são parte da estratégia da Prumo para entregar soluções
logísticas inigualáveis para o setor de O&G e outros clientes industriais,
reduzindo os custos e contribuindo para a competitividade da indústria
brasileira em uma base global.

Sobre o Porto do Açu

Inaugurado em 2014, o Porto do Açu é formado pelo Terminal 1 (T1 – offshore),
Terminal 2 (T2 – onshore) e uma retroárea de 90 km².

O T1 é dedicado à movimentação de minério de ferro e petróleo. Operacional
desde outubro de 2014, o terminal já embarcou mais de 20 navios capesizes de
minério de ferro para a Anglo American. As operações de petróleo terão início
em 2016 e poderão receber navios VLCCs. Recentemente, foi assinado um contrato
para transbordo de petróleo com a BG por 20 anos, para movimentação de um
volume médio 200 mil barris por dia.

O T2 está instalado no entorno de um canal para navegação, que conta com 6,5 km
de extensão, 300 metros de largura e profundidade de, pelo menos, 10 metros em
toda a sua extensão, chegando a 14,5 metros na sua maior profundidade. Neste
terminal estão instaladas e já operando as empresas Technip, NOV, Wartsila e
Intermoor. Ainda este ano, estão previstos entrar em operação o terminal da BP
Prumo para comercializar combustíveis marítimos (bunker), o terminal da
Petrobras na base de apoio da Edison Chouest Offshore e o terminal de cargas
gerais (TMULT).

Mais informações:

Bárbara Bortolin – barbara.bortolin@prumologistica.com.br

(21) 3725-8028 / 98141-9143

Silvia Iinuma – silvia.iinuma@prumologistica.com.br

(21) 3725-8029 / 96910-0506