O Porto do Açu está presente no Brazil Lithium Summit, que começou hoje 12 de junho e vai até amanhã, 13 de junho, em Belo Horizonte. Durante o evento, porta-vozes do único porto-indústria totalmente privado do país, localizado no norte do Rio de Janeiro, apresentarão aos visitantes a relevância deste empreendimento portuário para os clientes mineiros, já que atualmente mais de 60% da movimentação do Açu é realizada por produtos oriundos de Minas Gerais.
Aliado da transição energética, pauta que se conecta com o plano de negócios do Açu para a implantação da indústria de baixo carbono, o espodumênio, uma das principais fontes de lítio, e metal importante para descarbonização, já é movimentado em larga escala pelo T-MULT.
Em 2023, foi realizada operação recorde no terminal, com 80.145 toneladas de espodumênio, sendo movimentadas 14.300 toneladas por dia em seis dias de operação.
“Essa eficiência mostra como estamos preparados para ser a melhor solução logística para espodumênio, sobretudo para os clientes da região de MG. Oferecemos infraestrutura de porte mundial, tempo mínimo de espera para atracação e produtividade acima da média do mercado. Além disso, as conexões rodoviárias estão fora de grandes centros, o que reduz o tempo de trânsito das cargas”, explica João Braz, diretor Comercial e de Industrialização do Porto do Açu, que estará no painel “Powering the industry: Cross-sector collaboration between Renewables and Lithium”, dia 13 de junho, às 11h15.
A infraestrutura de classe mundial do Terminal Multicargas (T-MULT) conta com 20.000 m² de área coberta, distribuída em três armazéns; e 120.000 m² de área total para armazenagem, que inclui dois pátios de granéis e um para break bulk e 360.000 m² de área alfandegada.
Com o avanço da demanda, o T-MULT realizou em 2023 uma expansão que quadruplicou sua capacidade e se prepara para nova ampliação, chegando a 200.000 ² de área total para armazenagem.
Até o fim deste ano, área de cais operacional contará com 500 metros, com calado de até 13,1 metros, e um segundo berço para operar dois navios simultaneamente
Com isso, a capacidade de movimentação do terminal, já num primeiro momento, aumentará para 2,7 milhões de toneladas ao ano. “Considerando também a expansão da área de armazenagem, poderemos duplicar essa capacidade de movimentação ao longo dos próximos anos, chegando até 5 milhões de toneladas, que é o que uma operação simultânea de dois navios possibilita”, detalha João Braz.
Sobre o Terminal Multicargas (T-MULT)
Operando desde 2016, o T-MULT é autorizado a operar graneis sólidos e carga de projetos. Em 2023, o terminal atingiu 2,1 milhões de toneladas movimentadas, novo recorde de movimentação, 33% a mais que 2022. Desde o início das atividades, o T-Mult teve ramp-up de 43% ao ano, com movimentação histórica de 8 milhões de toneladas dos 20 produtos que estão no portóflio, distribuídos em 51 clientes. Ano passado, o terminal diversificou ainda mais o seu portfólio com novas cargas: briquete, soja, milho para exportação, além de sal recebido por cabotagem. Para 2024, há a previsão de decisão final de investimento para a instalação de um terminal específico para agro, com operação focada em grãos de soja e milho, com previsão de início da operação para 2026. A capacidade de escoamento prevista é de até 3 milhões de toneladas por ano na primeira fase do projeto, a um investimento de R$ 250 milhões a 300 milhões. A unidade de negócios poderá ser ampliada à frente a depender da demanda ou da ligação do porto com a malha ferroviária.