Reserva Caruara e IFF formam 1ª turma de Condutores de Turismo

Notícias

Reserva Caruara e IFF formam primeira turma de Condutores de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental

A Reserva Caruara e o Instituto Federal Fluminense (IFF) formaram na última semana a primeira turma do curso de Formação Inicial e Continuada em Condutor de Turismo em Unidades de Conservação Ambiental.

O objetivo da iniciativa é capacitar profissionais aptos a conduzir os visitantes em atrativos turísticos naturais locais, além de contribuir com formação de mão de obra local qualificada e conectada com a ampliação de oportunidades relacionadas ao turismo sustentável na região. O curso teve duração total de 204 horas, ministradas em nove meses, e ofereceu aulas alternadamente no Campus São João da Barra do IFF e no Centro de Visitantes da Reserva Caruara.

“Por meio dessa parceria foi possível construir uma proposta de formação que conecta a educação às oportunidades profissionais relacionadas à conservação ambiental. Com essa iniciativa, a Caruara também contribui para formação profissional, com foco em educação ambiental, pesquisa científica e turismo sustentável”, comenta Caio Cunha, Gerente de Relações Portuárias e Reserva Caruara.

A primeira turma formou 15 condutores que estão agora habilitados para guiar visitantes pelos pontos turísticos naturais da região, fortalecendo conceitos de conservação e educação ambiental para promover ganhos ambientais, sociais e econômicos.

“A parceria com a Reserva Caruara reafirma o compromisso do IFF com o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades locais”, ressaltou Allysson Tavares, diretor de Formação Profissional do IFF, durante a cerimônia de formatura. Ele também destacou que a iniciativa visa formar profissionais capacitados e conscientes da importância da preservação ambiental e do desenvolvimento socioeconômico sustentável. “Essa ação conjunta permitirá promover a educação ambiental e sensibilizar a comunidade sobre a preservação da biodiversidade da restinga”, complementou Tavares, celebrando os resultados alcançados ao longo do projeto.

Sobre a Reserva Caruara

A Reserva Caruara é a maior unidade de conservação de restinga privada do país, criada e mantida de forma voluntária pelo Porto do Açu, cuja sede de ecoturismo, totalmente gratuita, foi aberta ao público em setembro de 2022. Desde o início da operação, em 2012, foram restaurados mais 53 de hectares de área degradada, totalizando até o momento 1.322 hectares reflorestados com vegetação nativa.

O Programa de Conservação das Tartarugas Marinhas, realizado em parceria com a Fundação Tamar e mantido por empresas do Porto, registrou nos últimos 15 anos um total de 22,4 mil ocorrências reprodutivas, com nascimento de 1,3 milhão de novos filhotes.

As pesquisas científicas continuam crescendo e já somam 49 ao todo. Esses números mostram a importante contribuição do Porto na conservação da biodiversidade da região. Além disso, com as atividades do Centro de Visitantes, aberto ao público ao longo do ano, o Porto promove ações de educação ambiental e turismo sustentável que em 2023 recebeu 17,8 mil visitantes e 172 escolas.