Curso ministrado pela Firjan/SESI ensina o aproveitamento dos alimentos sem desperdícios
Estão abertas as inscrições para a capacitação pelo Programa Cozinha Brasil, promovido pela Reserva Caruara, na sede da unidade de preservação ambiental, em São João da Barra. Com 80 vagas disponíveis em quatro turmas diferentes, o objetivo do curso é promover a educação alimentar e nutricional, com o aproveitamento total dos alimentos e evitando desperdícios, em linha com as boas práticas de sustentabilidade da Caruara. As aulas estão previstas para os dias 26 e 27 de outubro e 10 e 11 de novembro, com inscrições através do site reservacaruara.com.br.
Durante o curso, os participantes recebem treinamento teórico e prático, aprendendo receitas fáceis e a aproveitar integralmente os alimentos, ao incluir ingredientes que geralmente são desperdiçados, como cascas, sementes e talos de frutas e verduras. Os alunos também aprendem a preparar as refeições preservando o sabor e os nutrientes dos alimentos, sempre com foco na alimentação saudável e na melhoria da renda familiar. O programa reúne orientações que estimulam uma alimentação de qualidade e, ao mesmo tempo, de baixo custo.
“Estamos muito satisfeitos em trazer o Cozinha Brasil para a comunidade, porque enxergamos o quanto o programa dialoga com o nosso compromisso com a sustentabilidade. A ideia é disseminar conhecimento e boas práticas alimentares para o sanjoanense e, ao mesmo tempo, estimular o empreendedorismo. Vamos, juntos, reduzir desperdícios e incrementar os orçamentos familiares”, afirmou Caio Cunha, gerente da Reserva Caruara.
Voltado para a população em geral, as turmas do programa costumam ser formadas por donas de casa, trabalhadores da indústria e comércio, autônomos e estudantes. Ao final, todos participarão de uma cerimônia para entrega de certificados.
Sobre a Reserva Caruara
A Reserva Caruara é uma Unidade de Conservação, do tipo RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), criada de forma voluntária em 2012 pela Porto do Açu Operações, com a missão de proteger, restaurar e promover a biodiversidade do maior fragmento remanescente de restinga em área privada do Brasil, por meio de ações e serviços que gerem conhecimento científico, educação e benefícios ambientais, sociais e econômicos. Em 2022 a sede da Reserva Caruara foi inaugurada com o objetivo de potencializar o Turismo Sustentável, os Serviços Ambientais e a Educação e Pesquisa Científica.
São 40 km² de área protegida – equivale a mais de 5 mil campos de futebol; mais de 1,3 milhão de mudas plantadas; 573 espécies de fauna catalogadas; 307 espécies de flora catalogadas; cerca de 50 trabalhadores fixos dedicados ao processo de restauração e de conservação das tartarugas marinhas na região, com 100% de mão de obra local.