Reserva Caruara

Localizada no norte do Rio de Janeiro, com uma área de aproximadamente 4.000 hectares, a Reserva tem como objetivo proteger, restaurar e promover a biodiversidade do maior fragmento remanescente de restinga em área privada do Brasil, por meio de ações e serviços que gerem conhecimento científico e benefícios ambientais, sociais e econômicos.

 

A Reserva Caruara ainda tem potencial para se tornar um projeto pioneiro de REDD+ na maior região produtora de petróleo e gás, sendo mais um exemplo da viabilidade e necessidade de se conciliar desenvolvimento industrial sustentável com a conservação da biodiversidade.

 

 

 

A Caruara foi planejada a partir de valores que priorizam a integração do Porto do Açu com a sociedade e com a natureza. Para concretizar estes valores foi elaborado um Plano de Manejo para normatizar os usos pretendidos da Reserva. Leia o documento: [Caderno 1] [Caderno 2]

 

Veja alguns materiais sobre a Caruara:

Vídeo Institucional | Relatório Workshop Restinga | Livro “O Tempo e a Restinga”

 

 

 

Na nova sede, cujas obras de conclusão estão previstas para 2022, serão desenvolvidas atividades e programações voltadas para a educação e conscientização ambiental da população por meio de um espaço integrativo que aproxima a comunidade à restinga e a convida a mergulhar, de forma didática e divertida, nas ações conduzidas no Açu para a conversação e preservação desse ecossistema no país.

 

Uma vez finalizadas as obras, a sede da Caruara estará aberto ao público. Para mais informações, continue acompanhando nossos canais.