Esta semana de 22 a 26 de outubro foi dedicada à Segurança do Trabalho na Porto do Açu. Foi a sétima edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes dos Trabalhadores Portuários, que, desta vez, teve como tema “Você é a Peça Chave”. Ao longo dos últimos cinco dias, colaboradores e prestadores de serviço da Porto do Açu participaram de palestras e atividades com foco no comportamento seguro no ambiente de trabalho e em saúde e bem-estar.
A mensagem chave desta edição do SIPATP foi o protagonismo de cada indivíduo quando o assunto é segurança. O gerente de Segurança e Saúde Ocupacional da Porto do Açu, Rodrigo Castana, explicou que a conduta prudente no dia a dia das pessoas é algo intransferível: “Trabalhamos a cultura de segurança com nosso time ao longo de todo o ano, mas fazemos questão de reforçá-la neste período dedicado exclusivamente ao tema. Entendemos que as políticas e as boas práticas são fundamentais, mas, certamente, só funcionam quando há o engajamento de todos”, afirmou.
Além da importância do envolvimento de cada um na manutenção de um ambiente seguro de trabalho, a SIPATP também mostrou o impacto da segurança nos novos negócios. A visão do cliente foi tema de uma das palestras da Semana. Em outro momento, quando foi discutida a necessidade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), foram apresentadas tecnologias inovadoras com foco na área operacional.
O evento também explorou a influência da saúde física e mental na rotina segura. Atenta à qualidade de vida dos colaboradores, a Porto do Açu disponibilizou serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e cálculo de IMC durante toda a SIPATP. Em uma das ações, os participantes ainda tiveram a oportunidade de receber massagens relaxantes para encarar o dia de trabalho com mais leveza e disposição.
“É importante nos atentarmos para a nossa saúde de forma geral e como ela influencia na nossa rotina. Reservamos um tempo para olhar não apenas o físico, mas também o mental, emocional e espiritual. Vale a reflexão sobre a forma como encaramos o trabalho e a vida e como cuidamos de nós mesmos”, ressaltou Juan Avellan, especialista em Operações Marítimas da Porto do Açu.
A SIPATP é promovida por colaboradores que compõem a Comissão de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário, em conjunto com a área de SSO da empresa.