Imprensa

  Vast Infraestrutura e a operadora chinesa Petrochina assinam contrato para movimentação de petróleo no Porto do Açu

A Vast Infraestrutura (ex-Vast Infraestrutura) e a chinesa Petrochina International (Hong Kong) Corporation Limited, afiliada da PetroChina International Company Limited (PetroChina Intl.) assinaram nesta semana contrato de longo prazo para operações de transbordo para movimentação de petróleo no terminal da Vast no Porto do Açu, em São João da Barra…

3 de junho de 2022

A Vast Infraestrutura (ex-Vast Infraestrutura) e a chinesa Petrochina International (Hong Kong) Corporation Limited, afiliada da PetroChina International Company Limited (PetroChina Intl.) assinaram nesta semana contrato de longo prazo para operações de transbordo para movimentação de petróleo no terminal da Vast no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O acordo prevê o transbordo envolvendo embarcações Aframax, Suezmax e VLCC.

 

A PetroChina Intl. é subsidiaria da PetroChina Company Limited, que é uma das maiores produtoras e distribuidoras de petróleo e gás na China, bem como um participante significativo na indústria global de petróleo e gás. Atualmente tem produção no Brasil nos campos de Mero e Búzios.

 

“Estamos muito orgulhosos da parceria com a Petrochina Intl., que reforça mais uma vez a confiança do mercado nas operações da Vast. Historicamente, mais de dois terços do petróleo movimentado em nosso Terminal têm a China como destino final. Através deste contrato, a empresa passa a ser o principal parceiro logístico no Brasil para a exportação da produção brasileira da Petrochina.  Esse crescimento sólido só tem sido possível graças ao nosso foco contínuo em segurança, excelência operacional e respeito ao meio ambiente. Nosso terminal é o único privado no país que permite transbordo em águas abrigadas e protegidas, com capacidade para operar navios VLCC (Very Large Crude Carrier). Esses diferenciais, atrelados à nossa localização estratégica, tornam o terminal da Vast a mais segura e eficaz opção para exportação de petróleo no Brasil”, comenta Victor Snabaitis Bomfim, CEO da Vast Infraestrutura.

 

As operações contempladas neste contrato serão realizadas no terminal da Vast, que tem 25 metros de profundidade, capacidade licenciada para movimentar até 1.2M bpd, podendo realizar até três operações de transbordo simultaneamente. A empresa, que começou a operar em 2016, já movimenta mais de 25% do petróleo que é exportado pelo Brasil e tem registrado crescimento anual contínuo em termos de volumes movimentados.

 

Desde o início de suas operações, a Vast já movimentou mais de 400 milhões de barris de petróleo através dos contratos existentes com as principais operadoras que atuam no Brasil. Além de operações de exportação de petróleo, a Vast vem também atuando nas operações de apoio à cabotagem para alimentação das refinarias ao longo da costa brasileira, cada vez mais se consolidando como uma empresa de soluções logísticas especializada na movimentação de líquidos para o mercado de energia no país.