As caminhadas de filhotes de tartarugas marinhas ao mar já são tradição do verão de São João da Barra. Todo mês de janeiro, moradores e turistas ficam na expectativa para acompanhar as ações, que acontecem aos finais de semana. Promovida pela Fundação Projeto Tamar em parceria com a Reserva Caruara, a atividade educativa costuma atrair milhares de pessoas, como parte da agenda de verão do município. Neste 2025, as caminhadas acontecerão todas as sextas, às 16h, e aos sábados, às 9h, de acordo com o nascimento de filhotes, que é acompanhado pela equipe de monitoramento das praias da região. As inscrições para participação já estão disponíveis no site oficial da Caruara: reservacaruara.com.br.
Só na atual temporada reprodutiva, que começou em setembro, já foram identificados 1.186 ninhos e o nascimento de cerca de 9.473 filhotes. Em 16 anos de Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas, são mais de um 1,3 milhão de filhotes somados. Além de identificar, proteger e monitorar cada ninho, o programa, que faz parte da Reserva Caruara, também organiza as caminhadas de filhotes abertas ao público, como parte de suas ações de conscientização.
Além da agenda atrelada às tartarugas, a Caruara ainda conta com outras atividades na programação de verão, como observação de aves e astros, oficinas de brinquedos reciclados e biojóias, exposição de produtos artesanais, ecoterapia, caça aos resíduos, entre diversas atividades com foco em educação ambiental.
“A Reserva Caruara dissemina as melhores práticas ambientais durante o ano inteiro, através de diferentes programações, mas, certamente, as caminhadas de filhotes de tartarugas dão um simbolismo especial ao que fazemos. Por isso, todo o ano, montamos uma agenda junto à comunidade para o acompanhamento deste momento único, como uma de nossas principais ferramentas para sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental. Deixo meu convite a todos para que participem dessa e das demais atividades da nossa unidade de conservação”, explica Caio Cunha, gerente da Reserva Caruara.
Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas
O PMTM é desenvolvido pela Porto do Açu Operações, em parceria com a Fundação Projeto Tamar e as empresas Ferroport, Vast e GNA. Desde 2008, o PMTM monitora 62 km de faixa de areia, desde o pontal de Atafona, em São João da Barra, até a Barra do Furado, em Campos. A região é área prioritária de desova da espécie Caretta caretta, conhecida como cabeçuda, ameaçada de extinção.
O período de desovas vai de setembro a março. Por isso, quem frequenta as praias da região já consegue ver as estacas usadas pelos monitores do programa para identificação e controle dos ninhos.
“É importante aproveitamos este período para reforçar nossas orientações sobre os cuidados que os banhistas devem ter para contribuir com nosso trabalho de preservação. Alertamos a todos para não interferirem nas demarcações dos ninhos e não trafegarem com veículos nas areias, além de fazerem o descarte correto do lixo, já que a interação com resíduos é uma das principais causas de morte do animal”, pontua Daniella Torres, coordenadora do programa pelo Tamar.